Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Quatro em cada 10 portugueses têm mais de duas doenças crónicas

Perante estes números, e tendo em conta os diversos desafios que se colocam ao futuro do Serviço Nacional de Saúde, está a decorrer em Lisboa uma avaliação externa das políticas de saúde portuguesas.

Quatro em cada 10 portugueses têm mais de duas doenças crónicas
Notícias ao Minuto

20:02 - 29/05/17 por Notícias Ao Minuto

País SNS

Está a decorrer, em Lisboa, o primeiro encontro da Avaliação Externa das Políticas de Saúde, com a participação de peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde e de países da União Europeia.

O objetivo, segundo o Ministério da Saúde, é fazer uma avaliação externa ao Sistema Nacional de Saúde (SNS) português, de forma a analisar e discutir os principais desafios que lhe são colocados.

Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, o gabinete do Ministério da Saúde enumera alguns dos tópicos que hoje, dia 29 de maio e amanhã, dia 30, estão em discussão. Entre eles, destaca-se o aumento do número de pessoas com múltiplas doenças crónicas, sendo que, no documento enviado, é referido que quatro em cada 10 portugueses têm mais de duas doenças crónicas.

Para além desta temática, a discussão nestes dois dias centra-se nas mudanças demográficas, desigualdades sociais e pobreza infantil, para além da análise de temas “como o futuro da integração de cuidados, os desafios do financiamento do SNS e ainda como melhorar a saúde dos portugueses através da ação sobre os determinantes de saúde”.

O ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, vai encerrar, amanhã, o encontro, que decorre no Edifício Tomé Pires, do INFARMED.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório