Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Família de David Duarte vai avançar com reabertura da investigação

"O que é inegável é que o David morreu sem lhe darem a oportunidade de lutar pela vida", vincou a advogada Cristina Malhão (à esquerda na foto).

Família de David Duarte vai avançar com reabertura da investigação
Notícias ao Minuto

20:45 - 26/05/17 por Patrícia Martins Carvalho

País Advogado

Conhecido o despacho do Ministério Público, Cristina Malhão tem agora 20 dias para requerer a abertura da instrução. Por outras palavras, isto significa que a investigação à morte de David Duarte no Hospital de São José, a 14 de dezembro de 2015, vai continuar a ser investigada, pois, como disse a advogada ao Notícias ao Minuto “há duas questões importantes que o Ministério Público não investigou”.

Por um lado, a “responsabilidade de quem toma a decisão de transferir o jovem para o Hospital de São José”, sabendo de antemão qual era o diagnóstico de David e quais os meios que a unidade dispunha para o tratar.

“Isto não foi investigado convenientemente. A verdade é que a transferência foi uma ratoeira para o David”, apontou.

Por outro lado, existe também a questão da responsabilidade do Ministério da Saúde no que à gestão dos meios diz respeito. “A tutela não tomou as devidas medidas para gerir o sistema, dando indicações para os hospitais não transferirem pacientes naquele estado para aquela unidade”, explicou.

“Não sabemos se há responsabilidade criminal. Há é o dever de agir. Tanto a tutela como os titulares de cargos com responsabilidade sabiam o risco e conformaram-se com ele”, acusou.

Face ao exposto, Cristina Malhão vai mesmo avançar com o pedido de abertura da instrução porque o “Ministério Público não quis investigar”, mas ressalva: “Não estou a dizer que há responsabilidade criminal. Estou a dizer que é preciso apurar se há ou não. O mais adequado, por isso, é reabrir a investigação para se produzir prova”.

A advogada disse ainda estar “confiante” e acreditar na “justiça”, pois o “inquérito não esgotou a investigação”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório