Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Morreu José Manuel Castello Lopes, dono dos Filmes Castello Lopes

Conhecido distribuidor de cinema português era também o herdeiro da Filmes Castello Lopes.

Morreu José Manuel Castello Lopes, dono dos Filmes Castello Lopes
Notícias ao Minuto

15:54 - 26/05/17 por João Oliveira com Lusa

País Óbito

Morreu, na última noite, José Manuel Castello Lopes, conhecido distribuidor de cinema português. Tinha 86 anos.

A morte do distribuidor foi anunciada, através do Facebook, pela Academia Portuguesa de Cinema.

José Manuel Castello Lopes era um dos nomes históricos da distribuição e exibição do cinema em Portugal, que geriu a Filmes Castello Lopes - fundada há 100 anos pelo seu pai.

Foi também ele quem, em 1972, juntamente com o irmão, o fotógrafo Gérard Castello Lopes, fundou o Cinema Londres, uma conhecida sala que, recorde-se, fechou portas em 2013.

Nesse mesmo ano, na gala dos prémios Sophia, o membro honorário da Academia Portuguesa de Cinema foi galardoado com o prémio carreira. No discurso Castello Lopes falou em "60 anos de entrega total ao cinema".

Castello Lopes assumiu os comandos da empresa do pai na década de 1950, atravessou tempos de ditadura e de liberdade, da época das grandes salas ao aparecimento dos multiplex, e fez da empresa familiar, durante décadas, a mais relevante distribuidora cinematográfica em Portugal, representando o cinema da MGM e da Twentieth Century Fox.

Foi responsável pela exibição em Portugal, por exemplo, dos filmes 'O feiticeiro de Oz' e 'E tudo o vento levou', ambos de Victor Fleming, 'Roma, cidade aberta', de Roberto Rossellini, ou '2002, Odisseia no espaço', de Stanley Kubrick.

Em 1968 esteve preso durante dois dois dias, nos calabouços da PIDE, a polícia política da ditadura, por causa da exibição do filme 'O samurai', de Jean-Pierre Melville.

Em 2014, em entrevista ao semanário Expresso, José Manuel Castello Lopes dizia que o momento mais feliz para o cinema foi o fim da censura - com a Revolução de Abril de 1974 - e a adesão maciça, no ano seguinte, de portugueses ao cinema.

José Manuel Castello Lopes presidiu à Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas e chegou a deter uma extensa rede de salas de cinema pelo país, mas atualmente a marca Castello Lopes Cinemas esteja associada apenas a seis espaços de exibição.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório