Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Escola de Vagos proibiu duas alunas de se beijarem por "incomodar"

O Bloco de Esquerda (BE) questionou hoje o Ministério da Educação sobre a posição da direção da Escola Secundária de Vagos que terá informado duas alunas que não podiam beijar-se em público, considerando que foi visada especificamente a sua orientação sexual.

Escola de Vagos proibiu duas alunas de se beijarem por "incomodar"
Notícias ao Minuto

20:05 - 24/05/17 por Lusa

País Aveiro

Numa pergunta subscrita pelos deputados Joana Mortágua e Moisés Ferreira, o BE sustenta que duas alunas da Escola Secundária de Vagos, distrito de Aveiro, "terão sido vistas a beijarem-se por uma funcionária da escola" e depois "chamadas à direção da escola, onde terão sido informadas que não se podem beijar em público porque isso 'incomoda pessoas'".

"A atuação da direção da escola visou especificamente a orientação sexual das alunas. Os alunos da Escola Secundário de Vagos realizaram hoje um protesto contra a homofobia e contra a presente situação em concreto", expõem os deputados bloquistas, acrescentando que, "de acordo com relatos de alguns alunos e alunas, a polícia terá sido chamada e os estudantes ameaçados de processo disciplinar".

O BE pergunta ao Ministério da Educação se tem conhecimento do caso e que medidas vai tomar para impedir "qualquer ato discriminatório por parte desta escola em relação às duas alunas e a toda a comunidade escolar devido à sua orientação sexual".

Os deputados questionam também o Ministério de Tiago Brandão Rodrigues sobre como agirá para garantir que os alunos que "exerceram o seu direito de manifestação não são prejudicados", designadamente com processos disciplinares.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório