Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Concelho de Castro Marim em risco máximo de incêndio

O concelho de Castro Marim, distrito de Faro, apresenta hoje 'risco máximo' de incêndio, segundo informação publicada na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Concelho de Castro Marim em risco máximo de incêndio
Notícias ao Minuto

07:30 - 20/05/17 por Lusa

País Faro

De acordo com o Instituto, os concelhos de São Brás de Alportel, Tavira, Loulé, Silves, Alcoutim e Monchique (Faro), Almodôvar, Mértola e Odemira (Beja) e Gavião (Portalegre) estão em risco 'muito elevado' de incêndio.

O IPMA colocou ainda em 'risco elevado' de incêndio vários concelhos dos distritos, de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Coimbra e Castelo Branco.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, tornando-se progressivamente, de norte para sul, nublado por nuvens altas a partir da manhã.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante leste, sendo moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, soprando moderado no Algarve e nas terras altas, onde se tornará forte no final do dia.

O instituto prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima na região Sul e no interior da região Centro e subida acentuada da máxima.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 13 e 29 graus Celsius, no Porto entre 10 e 27, em Vila Real entre 08 e 25, em Viseu entre 09 e 26, em Bragança entre 05 e 24, na Guarda entre 06 e 23, em Coimbra entre 10 e 29, em Castelo Branco entre 11 e 28, em Santarém entre 10 e 30, em Évora entre 10 e 32, em Beja entre 12 e 33 e em Faro entre 17 e 29.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório