Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

PSD evoca Mário Carrascalão como "um dos construtores da democracia"

O PSD expressou hoje as suas condolências pela morte de Mário Viegas Carrascalão, que evocou como "figura maior da política timorense" e "um dos construtores da democracia do seu país".

 PSD evoca Mário Carrascalão como "um dos construtores da democracia"
Notícias ao Minuto

16:38 - 19/05/17 por Lusa

País Óbito

"Lutou pela liberdade e pela retidão na ação política e no exercício de cargos públicos, com uma frontalidade que lhe foi reconhecida durante toda a sua vida. Teve a coragem de divergir quando considerou necessário e a determinação de procurar consensos e união na sociedade timorense", salienta o PSD, numa nota enviada às redações.

O PSD recorda o contributo de Mário Carrascalão na construção do PSD de Timor Leste, "de que foi uma figura central aquando da fundação, em 2000", tendo antes participado na fundação da União Democrática Timorense (UDT).

"A partilha dos valores da social-democracia e o reconhecimento de uma figura fundamental na história timorense unem-nos nesta homenagem ao legado de Mário Viegas Carrascalão. Uma homenagem que, em boa hora, o seu país lhe prestou, ao agraciá-lo com o Colar da Ordem de Timor-Leste na véspera da sua morte", referiu.

"O PSD transmite os seus pêsames à família de Mário Viegas Carrascalão -- que sempre acompanhou de perto a vida democrática de Timor -- e ao povo timorense, que se despede agora de um dos seus maiores", refere ainda o texto.

Mário Viegas Carrascalão morreu hoje em Díli, aos 80 anos, ao que tudo indica vítima de um ataque cardíaco que sofreu quando conduzia o seu carro pessoal no centro da capital timorense.

O dirigente histórico timorense, que foi governador nomeado pela Indonésia e vice-primeiro-ministro no IV Governo constitucional, liderado por Xanana Gusmão, foi condecorado na quinta-feira com o Grande Colar da Ordem de Timor-Leste pelo chefe de Estado Taur Matan Ruak, que termina hoje o seu mandato.

A morte de Carrascalão está a ensombrar os festejos do 15.º aniversário da restauração da independência de Timor-Leste que se cumpre no sábado, dia em que toma posse o Presidente eleito Francisco Guterres Lu-Olo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório