Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Haxixe apreendido no Mediterrâneo tinha como destino país africano

As 10 toneladas de haxixe hoje apreendidas por autoridades portuguesas no Mediterrâneo tinham como origem Marrocos e como destino outro país do norte de África, disse o coordenador da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes (UNCTE).

Haxixe apreendido no Mediterrâneo tinha como destino país africano
Notícias ao Minuto

16:28 - 18/05/17 por Lusa

País Tráfico de droga

Segundo Artur Vaz, a investigação, que decorria há um ano, culminou com a apreensão de uma embarcação de pesca transformada em barco de recreio que transportava a droga e a detenção de seis homens, dois dos quais portugueses, à saída do estreito de Gibraltar.

Em declarações aos jornalistas, aquele responsável escusou-se a adiantar mais pormenores acerca da operação, que decorreu em águas internacionais, adiantando, contudo, que a investigação prossegue para que a rede seja desmantelada na sua totalidade.

Os 333 fardos com o produto estupefaciente estavam acondicionados num compartimento da embarcação, que navegava com bandeira holandesa, não tendo sido "difícil" para as autoridades encontrarem a droga, acrescentou.

A operação conjunta da Polícia Judiciária, Força Aérea e Marinha portuguesas envolveu vários meios navais e aéreos, um dos quais apetrechado com equipamento de vigilância noturna, o que permitiu seguir a embarcação desde a sua origem até à interseção.

A abordagem marítima foi feita pela Marinha, não tendo havido resistência por parte dos membros da tripulação, disse aos jornalistas o comandante Carvalho e Pinto.

Segundo aquele responsável da Armada Portuguesa "não foram encontradas armas a bordo" durante a "Operação Levante".

Os seis detidos têm idades entre os 20 e os 61 anos e são suspeitos de integrarem uma "organização criminosa de dimensão transnacional com fortes apoios em Portugal".

A operação resulta de uma investigação da UNCTE e que conta com a colaboração da Europol, do Maritime Analysis and Operations Centre - Narcotics (MAOC-N), autoridades espanholas, francesas, holandesas e gregas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório