Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 22º

"Nunca houve tentativa de ocultação de factos por parte do Exército"

Presidente da Comissão da Defesa Nacional comentou esta terça-feira o caso do Curso do Comandos.

"Nunca houve tentativa de ocultação de factos por parte do Exército"
Notícias ao Minuto

19:26 - 16/05/17 por Anabela de Sousa Dantas com Lusa

País Comandos

Marco António Costa, presidente da Comissão da Defesa Nacional, defendeu esta terça-feira que o Curso de Comandos do regimento da Carregueira, em Sintra, está a cumprir integralmente com as medidas estipuladas no seguimento dos incidentes em torno do 127.º curso de comandos.

“Estamos bastante satisfeitos com o que ouvimos”, indicou Marco António Costa, em entrevista à RTP.

“Desde o primeiro momento, desde os acontecimentos com o último curso de comandos, nunca houve nenhuma tentativa de ocultação de factos por parte do Exército nem da tutela, foram adotados um conjunto de novos procedimentos, nomeadamente em matéria sanitária, e sei que foi feito um trabalho de ‘benchmarking’ por parte da saúde militar no sentido de obter a melhor informação sobre aquilo que eram as medidas preventivas e de acompanhamento dos militares que estavam a frequentar este curso”, acrescentou.

O presidente da Comissão da Defesa Nacional sublinhou, portanto, que “está a ser cumprido integralmente o que nos foi informado como intenção há alguns meses atrás”.

"Julgo que se está a eliminar tudo o que são riscos desnecessários e ao mesmo tempo procurar-se garantir que o curso de comandos mereça a confiança dos portugueses", disse.

Como exemplo, o deputado adiantou que 17 dos 57 instruendos que iniciaram o curso de Comandos em 7 de abril receberam assistência sanitária já nos moldes do que está previsto no referencial.

O 128.º curso iniciou-se a 7 de abril e terá a duração de 16 semanas, terminando em meados de julho. Recorde-se que o curso anterior, o 127.º, ficou marcado por duas mortes em setembro do ano passado, dos recrutas Hugo Abreu e Dylan Araújo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório