Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 26º

Milhares de pessoas ostentam velas acesas nas ruas próximas do Santuário

Milhares de pessoas que foram incapazes de aceder ao recinto do Santuário de Fátima pela entrada lateral sul, demonstraram hoje a sua fé acendendo e caminhando com velas acesas pelas ruas limítrofes.

Milhares de pessoas ostentam velas acesas nas ruas próximas do Santuário
Notícias ao Minuto

22:19 - 12/05/17 por Lusa

País Visita do Papa

Nas imediações da Casa de Nossa Senhora do Carmo, as pessoas vão-se amontoando e, de velas acesas, assinalam o final do primeiro dia da peregrinação internacional, este ano presidida pelo papa Francisco.

Francisco está hoje e sábado na Cova da Iria, para assinalar o Centenário das Aparições e, ainda, para canonizar os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

O papa marcava hoje à noite presença no santuário há pouco tempo e as ruas do lado sul do recinto estavam, cerca das 21:30, com milhares de peregrinos a deslocarem-se para o espaço de oração, constatou a agência Lusa no local.

Algumas centenas de peregrinos optaram também por sair da zona sul de acesso ao Santuário e tentar entrada pela zona da Basílica da Santíssima Trindade, no topo do recinto.

De Vila Viçosa, Fernanda Brinquete, de 41 anos, lamentava ter caminhado oito dias até Fátima e não conseguir ver o papa.

"Tentámos entrar por todo o lado no recinto e não conseguimos", explicou à agência Lusa, quando caminhava em direção ao alojamento, mas já a prever ir buscar uma manta para dormir no recinto de oração e, assim, garantir que no sábado possa conseguir ver o papa.

Mónica Dias, de 37 anos, que integrava o mesmo grupo, declarou-se "triste", mas ainda não tinha desistido de ver Francisco.

"Não posso lamentar, é muita gente", afirmou, por seu turno, Eduardo Paquete, de 68 anos, de Matosinhos, sentado, com a vela acesa na mão, nas imediações da Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde vai dormir o papa, junto de tantos outros peregrinos que iluminavam a rua.

Depois de fazer 370 quilómetros a pé, Jorge Morais, de 38 anos, e com seis velas acesas nas mãos -- pela família - desistiu de entrar no santuário.

"O que importa é estar aqui [em Fátima]", declarou, nada aborrecido por virar costas ao santuário e caminhar à procura de outro canto para se instalar.

O papa Francisco saiu hoje às 21:00 da Casa Nossa Senhora do Carmo, onde pernoitará, sendo transportado no papamóvel até ao corredor central do recinto do Santuário, cumprindo a pé parte do trajeto até à Capelinha das Aparições, onde chegou às 21:14, para a bênção das velas.

No trajeto, beijou algumas crianças e cumprimentou fiéis, mostrando boa disposição, partilhada pelo bispo de Leiria-Fátima, António Marto, que o acompanhava.

Dezenas de bandeiras das mais diversas nações, assim como a luz de milhares de velas, coloriram igualmente o trajeto de Francisco. Quando o papa entrou no recinto, iluminou-se, pela primeira vez, o terço gigante da autoria de Joana Vasconcelos, colocado junto à Basílica da Santíssima Trindade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório