Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Na indonésia também se celebra o centenário das aparições de Fátima

A diocese católica de Larantuca, na ilha indonésia das Flores, vai associar-se com uma vigília de oração às celebrações dos 100 anos das "aparições" marianas em Fátima, disse hoje o bispo local.

Na indonésia também se celebra o centenário das aparições de Fátima
Notícias ao Minuto

05:11 - 11/05/17 por Lusa

País Flores

"Nós vivemos muito Fátima e há aqui uma grande devoção a Nossa Senhora de Fátima", afirmou Franciscus Kopong Kung, em declarações à Lusa por telefone.

"Nós vamos celebrar os 100 anos das aparições em Fátima. Eu não irei a Portugal, mas vamos comemorar aqui numa importante ligação espiritual entre os dois países", explicou o bispo indonésio, recordando que a ilha das Flores tem uma grande tradição católica e de cultos marianos.

"Nossa Senhora é uma presença muito forte na vida das pessoas daqui, porque também há registo de aparições há muitos séculos, ainda antes da colonização portuguesa", salientou o prelado.

Até 1851, a ilha das Flores fazia parte do império português e foi vendida aos holandeses pelo governador de Timor sem consentimento da coroa portuguesa.

A herança portuguesa naquela zona é visível na traça colonial, mas também presença do catolicismo, com manifestações de fé muito intensa particularmente nas celebrações da Semana Santa.

Larantuca é igualmente conhecida pela tradição, com mais de dois séculos, de rezar o terço em língua portuguesa, algo que acontece todos os sábados na "Gereja Tuan Ma" ou Capela da Senhora Mãe.

Hoje, no maior país muçulmano do mundo, o número de católicos está a crescer de um modo regular, mas sem colocar em causa a relação com outras religiões, sustentou Franciscus Kopong Kung.

"Existem boas relações entre religiões de diferentes fés", mas a "igreja católica está a crescer" porque os "cristãos são muito unidos da defesa das suas crenças" e na "divulgação da mensagem de Cristo", considerou o bispo.

O papa Francisco participa na sexta-feira e no sábado nas celebrações dos 100 anos das "aparições" marianas na Cova da Iria, naquela que será a sua primeira visita a Portugal.

No dia 13, Francisco irá presidir às cerimónias de canonização de Francisco e Jacinta Marto, duas das três crianças que estiveram na origem do fenómeno de Fátima, em 1917.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório