"País beneficiou muito da ação da nova presidente da Gulbenkian"

O antigo Presidente da República Cavaco Silva considerou hoje que o país beneficiou muito da ação da presidente da Fundação Calouste de Gulbenkian, Isabel Mota, que no Governo conseguiu mobilizar fundos estruturais que ajudaram à modernização de Portugal.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
03/05/2017 19:12 ‧ 03/05/2017 por Lusa

País

Cavaco Silva

Isabel Mota tomou hoje posse como presidente da Fundação Calouste de Gulbenkian, tendo estado presente na cerimónia Cavaco Silva, que enquanto primeiro-ministro lhe entregou a pasta de secretária de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional, entre 1987 e 1995.

Em declarações aos jornalistas no final da cerimónia, o antigo chefe de Estado disse não ter "dúvidas que a fundação fica em boas mãos", considerando que Isabel Mota é "uma mulher inteligente, de grande competência, criativa e com capacidade de direção".

"O país muito beneficiou da ação que ela desenvolveu como secretária de Estado, conseguindo mobilizar para Portugal muitos fundos estruturais que ajudaram à modernização do país", enalteceu.

Tal como o antecessor de Isabel Mota, Artur Santos Silva, tinha referido, Cavaco Silva recordou que a nova presidente "esteve por de trás dos projetos que foram construídos nos últimos tempos na fundação e que ajudaram a projetar ainda mais a fundação no plano interno e externo e a melhorar as condições da sustentabilidade do país".

"É uma mulher extraordinária. Sinto um grande orgulho pelo facto de ter tido a colaboração de Isabel Mota quando desempenhei a função de primeiro-ministro", elogiou.

No discurso da cerimónia - que não estava previsto e foi feito a pedido de Isabel Mota -- o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou à nova presidente da Gulbenkian "os votos sinceros e amigos de todas as venturas no desempenho do seu cargo".

"Já aqui foi sublinhado pelo seu antecessor o conjunto de qualidades de caráter, de dedicação, de preocupação social, de rigor, de bom senso que legitimam as expectativas da sociedade portuguesa relativamente a esse mandato", sublinhou.

O Presidente da República considerou ser reconfortante "saber-se que este testemunho fundamental para o país se encontra em tão boas mãos".

Já a propósito da condecoração que Marcelo Rebelo de Sousa atribuiu a Artur Santos Silva - a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada - Cavaco Silva disse que esta foi "muito merecida".

"Eu próprio o tinha condecorado com uma condecoração muito elevada e agora foi o reconhecimento da sua capacidade no campo cultural, dado que esta condecoração que lhe foi hoje atribuída é atribuída aqueles que deram um contributo importante no domínio cultural no nosso país e não há dúvida que Artur Santos Silva fez isso mesmo", recordou.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas