O desafio 'Baleia Azul' chegou a Portugal tendo feito já três vítimas. Uma delas, demos conta hoje, é uma adolescente de 15 anos que foi internada ontem à noite no Hospital de São João, com marcas na mão, pulso e peito.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) usa mais uma vez a força das redes sociais para explicar o que é o jogo e alertar não só os jovens, como também os pais, amigos e a comunidade escolar para os perigos do jogo.
"Amigos, pais e professores devem estar atentos a qualquer dos sinais dos 50 desafios".
Nomeadamente: "inscrições nas palmas das mãos; sinais de automutilação (braços, pernas e lábios); interesse repentino em filmes de terror; atividades no meio da madrugada; exposição ao perigo com vistas e locais altos; desenhos de baleia; ficar sem conversar por longos períodos".
Notados estes sinais, os pais ou professores devem informar a Polícia. A escola deve também, nota a PSP, procurar ajuda psicológica especializada. Aos mais novos, a Polícia lembra que "quem joga nunca vencerá": Ou se perde porque não se completa as tarefas ou porque se comete o suicídio. É dito também que "o curador/mentor é um criminoso que se aproveita de quem está emocionalmente mais frágil".
"Não jogues e evita que os outros o façam", por fim alerta a PSP.