Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Defesa de suspeito de atropelamento junto ao Estádio da Luz vai recorrer

A defesa do suspeito do atropelamento mortal ocorrido junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, há uma semana, e que se entregou às autoridades, vai recorrer da prisão preventiva aplicada hoje pelo Tribunal de Instrução Criminal (TIC).

Defesa de suspeito de atropelamento junto ao Estádio da Luz vai recorrer
Notícias ao Minuto

21:31 - 29/04/17 por Lusa

País Justiça

À saída do TIC, o advogado disse discordar da decisão da juíza de instrução criminal e vai recorrer da medida de coação para o Tribunal da Relação de Lisboa.

Questionado pelos jornalistas, Tiago Melo Alves indicou que o processo já tem mais arguidos e que terá "mais arguidos seguramente no futuro", acrescentando que o seu constituinte "foi mesmo agredido" antes do atropelamento mortal, situação que também vai ser investigada.

Fonte ligada ao processo adiantou à Lusa que neste momento "há mais quatro arguidos" que estiveram envolvidos nos confrontos entre elementos das claques do Sporting e do Benfica.

Marco Ficini, que pertencia à claque da Fiorentina O Club Settebello e era adepto do Sporting, morreu na madrugada de sábado, há exatamente uma semana, na sequência de um atropelamento e fuga junto ao Estádio da Luz.

O suspeito, Luís Pina, de 35 anos e com ligações à claque do Benfica No Name Boys, entregou-se ao início da tarde de quinta-feira à Polícia Judiciária e assumiu ser o condutor do automóvel que atropelou a vítima.

Carlos Melo Alves, um outro advogado do arguido, disse na ocasião que o seu cliente "não matou ninguém" e que o que aconteceu "foi um acidente" quando fugia aos adeptos do Sporting.

Nesse dia, o arguido ficou indiciado por um crime de homicídio simples, mas depois de presente hoje a primeiro interrogatório judicial, a juíza de instrução criminal Cláudia Pina aplicou-lhe a medida de coação mais gravosa: a prisão preventiva e indiciou o suspeito de cinco crimes de homicídio qualificado, quatro deles na forma tentada e um consumado.

Questionado sobre esta alteração, o advogado explicou, sem entrar em muitos detalhes, alegando que o processo está em segredo de justiça, que estes crimes estão relacionados com uma situação e um momento específico ocorrido naquela madrugada.

Contudo, para Tiago Melo Alves, "não é evidente essa tentativa de atropelamento" que estarão na origem nos quatro crimes de tentativa de homicídio, pelo qual o seu cliente está também indiciado, além do homicídio qualificado de Marco Ficini.

A qualificação jurídica dos homicídios, que passaram a ser qualificados e com uma moldura penal mais elevada, foi pedida pela procuradora do Ministério Público e deve-se ao facto de a juíza considerar "o ódio entre claques um motivo torpe".

Os antecedentes criminais do arguido, a sua personalidade e o mediatismo do caso, podem ter influenciado na determinação da medida de coação, segundo o advogado.

Luís Pina vai ficar preso preventivamente no estabelecimento prisional anexo à PJ, em Lisboa, onde já pernoitou nas duas noites anteriores.

A juíza sustenta a prisão preventiva do arguido com base nos três pressupostos previstos no artigo 204 do Código de Processo Penal: Fuga ou perigo de fuga; Perigo de perturbação do decurso do inquérito ou da instrução do processo e, nomeadamente, perigo para a aquisição, conservação ou veracidade da prova; ou ainda Perigo, em razão da natureza e das circunstâncias do crime ou da personalidade do arguido, de que este continue a atividade criminosa ou perturbe gravemente a ordem e a tranquilidade públicas.

"Os factos ocorreram na madrugada do passado sábado, nas imediações do Estádio da Luz, em Lisboa, quando, na sequência de confrontos entre adeptos de dois clubes desportivos, o presumível autor terá atingido mortalmente a vítima, por atropelamento", refere uma nota da PJ, divulgada na quinta-feira.

O atropelamento mortal deu-se horas antes de um jogo entre o Sporting e o Benfica, da 30.ª jornada da I Liga, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório