Procurar

Na ilha do Pico vai passar a existir uma Casa dos Vulcões

O Governo dos Açores anunciou hoje a adjudicação, por cerca de 1,6 milhões de euros, da construção da Casa dos Vulcões, que será edificada em plena Paisagem Protegida da Cultura da Vinha da Ilha do Pico.

Na ilha do Pico vai passar a existir uma Casa dos Vulcões

© iStock

Lusa
24/04/2017 16:56 ‧ há 8 anos por Lusa

País

Açores

De acordo com uma nota do executivo, a Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo adjudicou hoje a empreitada, na sequência de um concurso público, à empresa Marques S.A., com um prazo de execução de 15 meses.

A Casa dos Vulcões é um projeto do gabinete SAMI Arquitectos que "promove a recuperação do património edificado do núcleo do Lajido de Santa Luzia".

Segundo o executivo açoriano, a infraestrutura será executada com base nas ruínas de dois armazéns tradicionais e visa, com base em critérios científicos e adaptados ao turismo de preservação, proporcionar uma maior divulgação do património geológico dos Açores - vulcões, grutas e outras paisagens vulcânicas.

Terá uma exposição permanente, idealizada pela empresa Aula do Risco, com um conjunto de módulos que contam a história dos vulcões dos Açores e do mundo, com destaque para a Cápsula Sensorial, representando um veículo destinado a viagens imaginárias ao centro da Terra e onde serão efetuadas projeções audiovisuais sobre o poder dos vulcões.

O espaço vai ter igualmente um simulador de sismos, uma experiência que será acompanhada de imagens e sons.

A Casa dos Vulcões contempla ainda uma área educativa, denominada Cantinhos dos Vulcões, sendo este espaço "não apenas um centro de interpretação orientado para os turistas e público em geral, mas também de conhecimento e de aprendizagem dirigido aos mais novos, onde serão desenvolvidas práticas cognitivas específicas, incluindo uma oficina de desenho, modelação e impressão em 3D".

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10