Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

ILGA Portugal enaltece condenação do Parlamento a abusos na Chéchenia

Foi esta sexta-feira aprovado no Parlamento um voto de condenação pela perseguição à população lésbica, 'gay', bissexual e transgénero, na Chechénia.

ILGA Portugal enaltece condenação do Parlamento a abusos na Chéchenia
Notícias ao Minuto

17:48 - 21/04/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Associação

O Parlamento português aprovou esta sexta-feira um voto de condenação pela perseguição da população lésbica, 'gay', bissexual e transgénero (LGBT) na Chechénia. O voto foi apresentado pelo Bloco de Esquerda e foi aprovado com os votos favoráveis de todos os partidos, à exceção do PCP, que alegou não ter sido possível “confirmar os factos invocados”.

A ILGA Portugal manifestou, através da sua página de Facebook, agrado pela decisão parlamentar. “A ILGA Portugal congratula a Assembleia da República pela aprovação do voto de condenação à perseguição, ao encarceramento, à tortura e ao assassinato de pessoas LGBT, em particular homens gays e bissexuais, em curso na Chéchenia, e de apelo à libertação de todas as pessoas encarceradas”, escreveu.

A ILGA informa ainda que podem ser feitas doações para a Chéchenia aqui.

Recorde-se que este caso foi posto a descoberto pelo jornal russo Novaya Gazeta, que noticiou que a polícia chechena prendeu mais de 100 homens suspeitos de serem homossexuais e que pelo menos três destes foram mortos.

As autoridades da Chechénia negaram mas o alto-comissário para os Direitos Humanos das Nações Unidas incitou o Governo russo a investigar o caso.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório