Criada a primeira Associação de Direitos Digitais em Portugal

Os direitos dos cidadãos à privacidade na Internet ou dos autores face à partilha de ficheiros digitais são o âmbito da Associação dos Direitos Digitais (ADD), a primeira em Portugal e que é hoje lançada.

© iStock
País Internet

O presidente da associação, Eduardo Santos, disse à agência Lusa que a associação é lançada dias antes do 25 de Abril, em que se vai falar de direitos, mas que essa discussão ainda não chegou à sociedade portuguesa e que a ADD pretende pôr a sociedade civil a falar desses assuntos.

PUB

"Aí, parece que ainda vivemos antes do 25 de Abril. Lá fora é muito falado, cá em Portugal não há essa tradição", declarou Eduardo Santos, afirmando que a associação, que existe por enquanto só com os seus dirigentes e na página na Internet (www.direitosdigitais.pt), espera reunir mais associados para realizar "conferências e atividade na Internet".

Um dos assuntos que querem tornar visíveis em Portugal é "a censura da Internet por parte das empresas fornecedoras do serviço e entidades representantes dos titulares de direitos, sob a égide governamental mas sem qualquer tipo de controlo judicial", o que consideram "claramente um regime de exceção ao Estado de Direito.

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser