Estatuto da PSP está a ser cumprido, garante ministra

A ministra da Administração Interna disse hoje que o estatuto profissional da PSP está a ser cumprido, estando a ser concluídos os concursos abertos em 2016 para todas as categorias de polícias.

© Global Imagens
País Polícia

"O estatuto está a ser cumprido, o que está em causa são processos concursais que estão neste momento em curso e em fase de serem ultimados", disse aos jornalistas Constança Urbano de Sousa, na conferência de imprensa do Conselho de Ministro, quando questionada sobre as ações de protestos dos sindicatos da PSP.

PUB

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) realiza hoje ao fim da tarde "um desfile de protesto", em Lisboa, para exigir ao Governo que resolva com "a máxima urgência" os problemas essenciais do setor, terminando o protesto com a entrega de um documento reivindicativo na residência oficial do primeiro-ministro.

Segundo a ASPP, os polícias exigem ao Governo a conclusão dos concursos abertos em 2016 para todas as categorias, publicação da lista de antiguidades e da lista dos 800 profissionais que reúnem os requisitos para a pré-aposentação, além do descongelamento dos índices remuneratórios e a eliminação do fator de sustentabilidade a todos os aposentados.

Os polícias pedem também a "rápida homologação das avaliações de 2016", uma vez que o aumento dos dias de férias só se pode concretizar através desta via, e cumprimento do estatuto profissional.

Na quarta-feira, o Sindicato Nacional da Carreira de Chefes da PSP realizou uma vigília em frente à direção nacional da polícia, em Lisboa, para chamar a atenção para a falta de meios e envelhecimento do efetivo.

A ministra da Administração Interna afirmou também que os concursos para a promoção dos polícias foram autorizados, mas "é preciso cumprir todos os parâmetros da lei".

Sobre os veículos da Polícia de Segurança Pública, a ministra admitiu que "a frota automóvel das forças de segurança está envelhecida".

Nesse sentido, adiantou que, no âmbito da lei de programação dos equipamentos e infraestruturas das forças e serviços de segurança", existe "uma verba bastante avultada para realizar aquisições de veículos", o que vai permitir "tentar resolver o nível de operacionalidade da frota automóvel".

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser