Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Atenção: Pólenes muito elevados no continente nos próximo sete dias

As concentrações de pólenes no ar vão estar em níveis muito elevados em todas as regiões de Portugal continental nos próximos sete dias, segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Atenção: Pólenes muito elevados no continente nos próximo sete dias
Notícias ao Minuto

15:01 - 20/04/17 por Lusa

País Boletim Polínico

Para a semana de 21 a 27 de abril, preveem-se para as regiões de Trás-os-Montes e Alto Douro e de Entre Douro e Minho concentrações muito elevadas, com predomínio dos pólenes das árvores pinheiro, carvalho e bétula e cipreste e das ervas urtiga e gramíneas, parietária e tanchagem.

Em Castelo Branco (região da Beira Interior), os pólenes também se encontram em níveis muito elevados, com destaque para os pólenes dos carvalhos e pinheiros e das ervas gramíneas, tanchagem, azedas e urtiga, refere a SPAIC num comunicado hoje divulgado.

Na região da Beira Litoral (Coimbra), o alerta da SPAIC vai para os pólenes do pinheiro, carvalho e bétula, e das ervas parietária e urtiga.

Para a região de Lisboa e Setúbal, do Alentejo e do Algarve também estão previstos "níveis muito elevados", com predomínio dos pólenes da oliveira, azinheira, carvalho e pinheiro, e das ervas urtiga, parietária, gramíneas, tanchagem e azedas.

Ao contrário das regiões do continente, os pólenes estarão em níveis baixos nos Açores e na Madeira, predominando os pólenes do pinheiro e das ervas urtiga, gramíneas e parietária.

A alergia ao pólen é causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).

O Boletim Polínico efetua a divulgação semanal sobre os níveis de pólenes existentes no ar atmosférico recolhidos através da leitura de vários postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em várias regiões do País.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório