Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Profissionais de reinserção social em greve às horas extra até fim do ano

Os profissionais de reinserção social em funções no sistema de vigilância eletrónica e nos centros educativos vão estar em greve às horas extraordinárias até ao final do ano, para exigir o recrutamento de mais trabalhadores, foi hoje anunciado.

Profissionais de reinserção social em greve às horas extra até fim do ano
Notícias ao Minuto

14:29 - 20/04/17 por Lusa

País Greve

Com início na sexta-feira, a greve, convocada pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, visa exigir a abertura de concursos para contratação de trabalhadores nestes dois setores e, assim, combater "o grave problema da falta de pessoal".

"Há uma falta de pessoal fortíssima" no Sistema Nacional de Vigilância Eletrónica e nos Centros Educativos de Menores que põe em causa o funcionamento dos serviços e impõe aos trabalhadores cargas de horas diárias de dez e mais horas, disse à agência Lusa o dirigente sindical Artur Sequeira.

Segundo a federação sindical, "a falta crónica de pessoal" nestes serviços, "além de promover problemas de segurança para os trabalhadores e deficiente operacionalidade dos serviços, provoca uma desregulação dos horários de trabalho", obrigando a alterações constantes no gozo dos dias de descanso e a modificações súbitas nas escalas de serviço.

Artur Sequeira alertou que há centros educativos, "onde estão jovens problemáticos", que "não têm pessoal suficiente" para garantir o seu normal funcionamento, uma situação que também se passa com os funcionários que colocam as pulseiras eletrónicas nos arguidos e dão apoio às vítimas.

"Há períodos de vigilância eletrónica que não têm lá nenhum trabalhador", disse o sindicalista, advertindo que "a falta de pessoal gera problemas de segurança".

"A situação não é igual em todo o país, mas em nenhum centro educativo ou unidade de vigilância eletrónica se pode dizer com clareza que tem o número suficiente de trabalhadores para garantir - sem ter que recorrer a mexidas nos direitos dos trabalhadores - o funcionamento correto destes dois serviços", frisou Artur Sequeira.

Os trabalhadores, dependentes da Direção-Geral de Reinserção s Serviços Prisionais, reclamam também a valorização da sua carreira profissional e melhores condições de trabalho, como a atribuição de equipamento individual e coletivo adequado às suas funções.

Em comunicado, a federação sindical refere que desde o ano passado está a procurar negociar com a Secretária de Estado Adjunta e da Justiça soluções para os problemas existentes.

"Contudo, esta negociação tem sido sucessivamente adiada, com a ausência da apresentação de quaisquer contrapropostas por parte do Governo", sublinha.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório