Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Fundação reúne legisladores luso-americanos

A Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) organiza na sexta-feira e no sábado um encontro de legisladores luso-americanos, que se reúnem com políticos e empresários portugueses para discutir as oportunidades entre os dois países.

Fundação reúne legisladores luso-americanos
Notícias ao Minuto

07:02 - 20/04/17 por Lusa

País Lisboa

O "Luso-American Legislators' Dialogue", que acontece pela terceira vez, vai contar com a maior delegação de luso-americanos eleitos, cerca de duas dezenas, incluindo os congressistas Devin Nunes e Jim Costa, que vão juntar-se a políticos e empresários nacionais para debater as oportunidades e os desafios que se colocam ao relacionamento entre Portugal e os EUA.

No encontro, participam ainda o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, e o ex-Presidente Jorge Sampaio.

O presidente da FLAD, Vasco Rato, disse à Lusa que o objetivo é "aproximar os legisladores de ascendência portuguesa a Portugal, criando laços entre eles e, ao mesmo tempo, levar aos seus constituintes a imagem de um Portugal moderno e aberto para o mundo".

"Nos dois primeiros encontros em que estivemos juntos, foi possível iniciar um diálogo franco e aberto que propiciou discussões entre responsáveis políticos portugueses, entre eles membros do Governo e da oposição, e congressistas, senadores e legisladores estaduais de raízes portuguesas eleitos nos EUA", continuou o responsável.

Além do republicano Devin Nunes e do democrata Jim Costa, estarão presentes congressistas e senadores estaduais como Daniel da Ponte, Rosa Rebimbas, António F. D. Cabral ou Alan Silvia, e líderes comunitários como Diniz Borges, oriundos dos estados de Rhode Island, Califórnia, Connecticut e Massachusetts.

Durante os dois dias, existirão sessões de trabalho dedicadas a vários temas: "Desafios das comunidades luso-americanas"; "União Europeia e relações transatlânticas (dirigida por Pedro Passos Coelho); sobre a iniciativa "Portugal Business USA (com a presença do ex-embaixador dos EUA em Portugal Robert A. Sherman) e "Cooperação no âmbito do poder local" (com o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, e a presidente da câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque).

Vão ainda acontecer comunicações da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, sobre o tema "Mar, aposta para Portugal", do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, sobre "Cultura e língua portuguesa", e de Eduardo Cabrita, ministro Adjunto.

O discurso de encerramento do evento está a cargo de Marcelo Rebelo de Sousa e o jantar de despedida contará com a presença do ex-presidente Jorge Sampaio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório