Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Greve dos trabalhadores da Trèves resulta em aumento de salário

A greve na fábrica de têxteis para automóveis Trèves, em Oliveira de Azeméis, foi desconvocada depois de a empresa se comprometer a aumentar o salário e subsídio de refeição dos operários, adiantou hoje a União dos Sindicatos de Aveiro.

Greve dos trabalhadores da Trèves resulta em aumento de salário
Notícias ao Minuto

18:00 - 11/04/17 por Lusa

País Oliveira de Azeméis

O acordo entre trabalhadores e administração deu-se esta manhã na sequência da greve que teve início na passada quinta-feira e que se previa durar até à próxima quinta, inclusive, sempre ao ritmo de uma hora de pausa reivindicativa em cada um dos quatro turnos de trabalho da fábrica, instalada na freguesia de Cesar.

"Houve uma reunião entre a empresa e os trabalhadores e foi possível chegar a um acordo", declarou à Lusa Adelino Nunes, dirigente da União dos Sindicatos de Aveiro.

Segundo o sindicalista, "vai haver um aumento de 1,5% de salário para toda a gente, com efeito a partir do dia 01 de julho", tendo também sido hoje acordado "um novo aumento em 2018, com garantia de uma atualização de 1,5% a 2% acima do que nessa altura estiver estabelecido como salário mínimo nacional".

Ao nível do subsídio diário de refeição, por sua vez, o acordo prevê que esse passe de 2,60 para três euros e o respetivo aumento entrará em vigor já no próximo dia 01 de maio.

Adelino Nunes aponta depois outra reivindicação que os trabalhadores viram agora satisfeita: "A empresa estava a pagar uma espécie de prémio de produtividade em cartão-refeição, o que limitava o benefício desse valor por parte dos trabalhadores, que eram obrigados a gastá-lo só em determinados locais, e agora esse prémio também vai ser pago em dinheiro e a constar da folha de vencimento".

Da negociação com os administradores da Trèves, resultou ainda uma clarificação dos critérios de avaliação para atribuição do referido prémio.

A concelhia do PCP de Oliveira de Azeméis também se pronunciou sobre as negociações e, em comunicado, afirma que "este é um dia de glória para os trabalhadores da Trèves e para o Sindicato dos Têxteis de Aveiro, dado que são alcançadas justas reivindicações - facto importante por si, mas também pelo que representa para tantos outros trabalhadores em situação de baixos salários e precariedade laboral".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório