Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Eurodeputado do MPT diz que é um risco para população e devia fechar

O eurodeputado do Partido da Terra-MPT José Inácio Faria alertou hoje para o risco de um acidente grave na central nuclear espanhola de Almaraz, pelo seu estado obsoleto, e pediu o encerramento definitivo das instalações.

Eurodeputado do MPT diz que é um risco para população e devia fechar
Notícias ao Minuto

20:41 - 10/04/17 por Lusa

País Almaraz

No dia em que a central informou ter sofrido uma paragem não programada, adiantando que todos os controlos e proteções funcionaram, o eurodeputado, em comunicado, alertou para "o risco da ocorrência de problemas graves para a segurança das populações portuguesa e espanhola".

A central tem sido alvo de polémica nos últimos tempos por ter decidido construir um armazém para resíduos nucleares, algo que os ambientalistas entendem que só se justifica porque se pretende prolongar a vida da antiga central além de 2020.

A construção do armazém "poderá vir a aumentar exponencialmente os riscos de acidente nuclear", diz o eurodeputado no comunicado, acrescentando estar convicto de que a "única solução possível para a central nuclear de Almaraz é o seu encerramento definitivo".

O primeiro-ministro português "em vez de andar com floreados, deveria colocar o interesse nacional em primeiro lugar e exigir imediatamente ao Governo espanhol o encerramento desta central e o cumprimento da lei", escreve José Inácio Faria no comunicado.

Nas palavras do responsável os portugueses não entendem os "verdadeiros motivos" que levaram o Governo a retirar uma queixa que tinha sido apresentada em Bruxelas a propósito da construção do Armazém.

A propósito do incidente de hoje, o também eurodeputado Carlos Zorrinho (PS) defendeu que a frequência de incidentes em Almaraz (a 100 quilómetros de Portugal) deveria resultar na "desistência imediata da construção do armazém de resíduos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório