Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Maria Helena Rocha Pereira foi "um dos grandes vultos na universidade"

O reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, considerou hoje que Maria Helena da Rocha Pereira "é um dos grandes vultos do século XX na Universidade de Coimbra".

Maria Helena Rocha Pereira foi "um dos grandes vultos na universidade"
Notícias ao Minuto

12:34 - 10/04/17 por Lusa

País Reitor

A especialista de estudos clássicos e de literatura portuguesa, que morreu hoje, aos 91 anos de idade, no Porto, sua cidade natal, "trabalhou com um nível de exigência que nos orgulha e nos serve de referencial, agora que a necessidade de estar ao nível dos mais exigentes patamares de qualidade do mundo é um desafio quotidiano", sublinha o reitor.

Numa nota enviada à agência Lusa, João Gabriel Silva destaca ainda o facto de Maria Helena da Rocha Pereira ter sido "precursora na presença das mulheres na Universidade de Coimbra, onde foi a primeira a atingir o lugar de professora catedrática, algo que agora é normal mas era um enorme desafio no seu tempo".

"É o privilégio de poder contar com pessoas como ela que explica a longevidade da Universidade de Coimbra", sustenta o reitor.

A Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde a investigadora começou a lecionar em 1951 e se tornou, em 1964, na primeira professora catedrática da Universidade de Coimbra, regendo Literatura Grega, também manifestou hoje o seu "grande pesar" pelo falecimento de Maria Helena da Rocha Pereira.

A especialista em estudos clássicos e professora jubilada da Universidade de Coimbra, que também foi docente, entre 1948 e 1957, de latim e de grego antigo, na Universidade do Porto, faleceu hoje nesta cidade, onde residia desde que se jubilou em 1995.

Autora de centenas de publicações, entre livros, traduções, monografias e artigos enciclopédicos, Maria Helena da Rocha Pereira foi distinguida com a Grã-Cruz da Ordem de Santiago de Espada, o título de doutora 'honoris causa' pela Universidade de Lisboa, o Prémio Ensaio do Pen Clube Português, o Grande Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Universidade de Coimbra, Prémio Eduardo Lourenço e Prémio Jacinto do Prado Coelho, entre outros galardões.

O corpo da "saudosa professora" Maria Helena da Rocha Pereira estará em câmara ardente, a partir das 14:00 de hoje, na Igreja da Lapa, no Porto, onde, na terça-feira, às 15:00, se realiza o funeral, refere a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório