A expulsão dos estudantes portugueses do Hotel Pueblo Camino Real, perto da cidade de Málaga, está a ter eco na imprensa estrangeira.
O El País, um dos jornais de referência em Espanha, destaca a expulsão dos alunos portugueses e os estragos causados nos quartos do hotel que atingem um valor que rondará os 50 mil euros. O El País destaca ainda a posição do hotel, que assume que nunca tinha passado por “nada igual”.
O canal Antena 3 realça os danos causados no hotel pelos estudantes e a investigação conjunta entre as autoridades espanholas e portuguesas a este incidente.
Mas não são apenas os meios de comunicação espanhóis que estão a dar destaque à expulsão dos estudantes portugueses. O canal norte-americano Fox News dá ênfase aos danos causados e até contactou o hotel, que confirmou o incidente mas recusou fazer comentários.
Outros media ligados às comunidades portuguesas lá fora estão a seguir esta situação. O The Portugal News Online é um dos exemplos, destacando os atos de vandalismo dos alunos portugueses na unidade hoteleira.
Todos os anos milhares de alunos portugueses deslocam-se à costa sul espanhola para celebrarem a sua viagem de finalistas. Benalmádena, Marina D’Or e Punta de Umbria são alguns dos destinos escolhidos. A viagem costuma ficar marcada por excessos e por distúrbios. Este terá sido o incidente mais grave dos últimos anos.
No entanto, o pai de dois dos estudantes envolvidos já saiu em defesa dos filhos, adiantando que a unidade hoteleira não cumpriu com as condições contratualizadas.