Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Fórum do Património quer propor estratégia alternativa para o setor

O presidente do Fórum do Património 2017, Vitor Cóias, movimento que reúne organizações não-governamentais, defende a criação de uma "estratégia alternativa" para a salvaguarda do património, combater a massificação do turismo e a pressão imobiliária.

Fórum do Património quer propor estratégia alternativa para o setor
Notícias ao Minuto

10:25 - 08/04/17 por Lusa

País Alternativa

"Queremos falar a uma só voz para defender o património cultural construído. Agora há uma dinâmica tremenda no setor do imobiliário no país, e uma pressão enorme nas zonas históricas, sobretudo de Lisboa e do Porto", segundo o responsável, contactado pela agência Lusa.

O Fórum do Património decorre na segunda-feira, na Sociedade de Geografia de Lisboa, para debater os problemas do património construído, com a participação de cerca de meia centena de organizações não-governamentais (ONG) ligadas ao setor.

O objetivo do encontro é "agregar as ONG à volta de uma visão comum e criar uma estratégia para defender o caráter único, e autêntico do património".

Além da especulação imobiliária, o presidente do Fórum fala ainda no problema da "turistificação das cidades", provocada pela "massificação do turismo".

"Não estamos contra o turismo, mas é um fenómeno que deve ser sustentável", defendeu Vitor Cóias.

Deu como exemplos negativos "o que se está a passar nas zonas históricas de Lisboa e Porto, que estão a ser assediadas pelo setor imobiliário".

"Não queremos diabolizar as empresas, mas tentar aproveitar a sua dinâmica e energias para que possam contribuir para a valorização do património, em vez da sua destruição", propôs.

Para o presidente do Fórum do Património, este "retomar de um movimento de ONG para defesa do património terá mais força falando a uma só voz, e maior influência para a proteção do setor e defesa dos interesses dos cidadãos".

Da comissão organizadora fazem parte o Grémio do Património, a Associação Portuguesa das Casas Antigas, a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, a Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial e a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património, sob a égide do ICOMOS, Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios.

O fórum vai ser estruturado em quatro temas principais: "Património e Identidade", "Os desafios das ONG do Património e como superá-los", "Património, Construção e Imobiliário" e "As ONG e a defesa do Património, público e privado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório