Meteorologia

  • 16 DEZEMBRO 2018
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Defesa de Sócrates requereu "extinção" do inquérito Operação Marquês

Pedro Delille e João Araújo comunicaram o requerimento feito ao juiz.

Defesa de Sócrates requereu "extinção" do inquérito Operação Marquês
Notícias ao Minuto

10:55 - 07/04/17 por Inês André de Figueiredo 

País Comunicado

A defesa do antigo primeiro-ministro José Sócrates requereu ao juiz, esta quinta-feira, “a extinção do inquérito conhecido por Operação Marquês”. O anúncio foi feito pela defesa composta por Pedro Delille e João Araújo, através de comunicado enviado à imprensa.

“Este processo mantém-se em violação manifesta da lei, muito para além de qualquer prazo razoável, o que num Estado de direito se considera inadmissível: os prazos dos inquéritos criminais não podem estar sujeitos às estratégias, à discricionariedade e à arbitrariedade das polícias ou dos senhores procuradores, que todos estão vinculados à lei”, pode ler-se na mesma nota.

No requerimento, a defesa alegou a existência de “ilegalidades e nulidades que visam este processo”, sublinhando “as sucessivas violações do segredo de justiça permitidas ou promovidas pelos responsáveis do inquérito e [que] se agravam como consequência necessária das ilegais prorrogações de prazo”.

Nesta senda, é ainda referido que “é cada vez mais claro, aos olhos de todos, que este Ministério Público não consegue acusar, mas recusa-se a assumir e a justificar publicamente o arquivamento. Por isso insiste em permitir o insulto público das pessoas que persegue, e em manter o processo na secretária”.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório