Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Jovem de Chaves com história 'de filme' foi aos EUA representar Portugal

Uma bailarina flaviense de 17 anos está com a sua escola numa competição internacional de renome. O cinema (e a NOS Audiovisuais) deram uma ajudinha.

Notícias ao Minuto

08:30 - 08/04/17 por Anabela de Sousa Dantas

País Bailado

Margarida Carvalho, de 17 anos, está neste momento em Nova Iorque em competição no Grande Prémio Youth America (YAGP), um dos mais prestigiados concursos na área da dança a nível internacional. O evento decorre durante estes dias 8 e 9.

A história desta jovem natural de Chaves deve, no entanto, começar a contar-se do princípio. Margarida sempre nutriu uma paixão por dança e aos 14 anos mudou-se para Braga, onde ingressou na escola de dança Ent’ Artes. Em 2015, foi selecionada para representar a escola, como solista, no YAGP, mas não foi selecionada para as finais.

Este ano, Margarida concorreu como solista e em grupo, sendo a última categoria aquela com a qual conseguiu ser selecionada para as finais, pela primeira vez. Ainda assim, a flaviense precisava de ajuda para conseguir arcar com as despesas da viagem.

A NOS Audiovisuais, estando a preparar o lançamento do filme ‘Bailarina’ (2016) - um filme de animação sobre uma menina sem possibilidades cujo sonho era ser bailarina na ópera de Paris – não ignorou as semelhanças entre a história de Margarida e Felícia, a personagem principal do filme. Veja o trailer abaixo.

A NOS contactou a INDIEROR, a produtora que ajudou Margarida a angariar dinheiro para a viagem, e convidou a jovem a dobrar uma das personagens do filme, uma bailarina chamada Rosita, ajudando com uma parte do valor em falta.

“Interessaram-se pela minha história porque é bastante semelhante à da protagonista e contactaram-me para me ajudar a ir a Nova Iorque, para me concretizar um sonho”, indicou a jovem bailarina por telefone ao Notícias ao Minuto, a poucas horas de embarcar.

Margarida, que também estudou piano, canto e teatro, gostou muito da experiência. “Já faço teatro há muito tempo, sempre fiz musicais, confesso que estava assim um bocado na minha praia. Um bailarino também tem de ter essa parte artística”, indicou.

Sobre o concurso, ia com alguns nervos. “Estou ansiosa, claro. Eu e todos os meus colegas trabalhamos para representar bem o nosso país e a nossa escola, e estou ansiosa. É basicamente fazer o que sabemos melhor e seja o que Deus quiser”.

‘Bailarina’, o primeiro filme de animação sobre o universo do bailado, estreia no dia 27 de abril e, além da pequena participação de Margarida Carvalho, conta as vozes de Mia Rose (papel principal), Vítor Norte, Mafalda Vilhena, Sara Prata, Cifrão e Miguel Cristovinho (dos DAMA).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório