Explosão em fábrica de pirotecnia em Penajóia. Pelo menos "sete mortos"

No local estão várias corporações de bombeiros apoiadas por dezenas de viaturas. Há vítimas mortais.

Explosão Fábrica Lamego

© Facebook Rádio Clube Lamego

Pedro Filipe Pina
04/04/2017 18:16 ‧ 04/04/2017 por Pedro Filipe Pina

País

Lamego

Uma explosão ocorreu esta tarde de terça-feira numa fábrica de pirotecnia em Penajóia, no concelho Lamego.

Há, pelo menos, "sete mortos", segundo o que Macário Rebelo, presidente da Junta de Freguesia de Ferreiros de Avões, adiantou por volta das 19h à antena da SIC Notícias. O autarca especificou que não haveria feridos: todas as vítimas seriam mortais.

A agência Lusa, citando fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), confirma apenas três mortos, não excluindo a possibilidade deste número aumentar porque outras cinco pessoas estão desaparecidas.

Contactado por volta das 19h pelo Notícias ao Minuto, o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu não confirmava o número de vítimas, explicando que tal se deve à dificuldade de acesso ao local. Saliente-se que continuam a existir relatos diferentes sobre se estariam sete ou oito pessoas na fábrica.

Neste momento, combate-se igualmente um incêndio "que está a alastrar para a mata", adiantou igualmente o CDOS de Viseu, informação corroborada por fonte da Junta de Freguesia de Penajóia,que adiantou ao Notícias ao Minuto que não há um número definido porque as vítimas que estão desaparecidas estarão soterradas.

A informação da explosão foi avançada pela TVI24, referindo que o alerta foi dado por volta das 18h00.

Para o local dirigiram-se várias corporações de bombeiros e a GNR de Lamego, que confirmou ao Notícias ao Minuto esta ocorrência por volta das 18h30.

Já fonte dos Bombeiros Voluntários de Lamego adiantou por volta da mesma hora que o acesso às zonas onde as vítimas se encontravam continuava a ser dificultado pelas explosões que têm estado a acontecer "de forma contínua".

Entretanto foram várias as corporações de bombeiros que se deslocaram ao local, nomeadamente de Castro D'Aire, Régua, Resende e Lamego. 

O número de elementos das equipas de socorro tem aumentado desde que o alerta foi dado. Os números mais recentes, adiantados pelo CDOS de Viseu, apontam para a presença de 92 elementos, acompanhados por 31 veículos. Um meio aéreo de combate a incêndios está igualmente no local.

No Twitter, têm surgido entretanto relatos que dão conta que a explosão foi ouvida a vários quilómetros de distância.

Na sua página no Facebook, a Rádio Clube de Lamego publicou algumas das primerias imagens que dão conta da nuvem de fumo no local.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas