Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Quercus apela para fim da sobrepesca em Portugal

A associação ambientalista Quercus defendeu hoje o fim da pesca excessiva, que ainda se pratica em Portugal, para deixar as espécies recuperarem e a atividade ser mais lucrativa.

Quercus apela para fim da sobrepesca em Portugal
Notícias ao Minuto

14:17 - 30/03/17 por Lusa

País Pesca

A sobrepesca "afeta o equilíbrio natural dos oceanos" e o bem estar das pessoas por todo o mundo que "dependem do peixe para o seu modo de vida".

Para a Quercus, a Política Comum das Pescas serve para guiar o combate à sobrepesca, uma vez que o seu objetivo é que as populações de peixes atinjam o rendimento máximo sustentável, para conseguir salvar esta fonte de alimento para as próximas gerações.

Em Portugal, continua a acontecer sobrepesca de algumas espécies, afirma a Quercus, que aponta um Conselho de Ministros de dezembro que "permitiu a sobrepesca do biqueirão" ao estabelecer uma quota de "6.522 toneladas, 18 por cento acima do recomendado".

A raia e o carapau são outras espécies com sobrepesca permitida, acrescenta, criticando que os responsáveis ignorem recomendações científicas "e adotem limites de captura acima do que é sustentável".

"Existem estudos que comprovam que com o fim da sobrepesca e à medida que mais unidades populacionais são exploradas de um modo sustentável, haverá uma melhoria na situação económica", afirma a associação.

Quando se acaba com uma espécie, altera-se todo o equilíbrio e prejudicam-se outras que fazem parte da cadeia alimentar, salienta a Quercus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório