Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Bloco quer aprofundar debate sobre praxes e vai ouvir coordenadores

O Bloco de Esquerda quer debater as praxes académicas e o papel do legislador e do Governo na proteção "dos mais frágeis", e vai ouvir os coordenadores de um estudo sobre a matéria, segundo requerimento hoje aprovado.

Bloco quer aprofundar debate sobre praxes e vai ouvir coordenadores
Notícias ao Minuto

20:50 - 29/03/17 por Lusa

País Universidades

A Comissão de Educação e Ciência aprovou hoje por unanimidade um requerimento do Bloco para ouvir os coordenadores científicos do estudo "A Praxe como Fenómeno Social", João Teixeira Lopes e João Sebastião, no parlamento.

"Importa debruçar-nos sobre as conclusões deste estudo, que enquadram alguns caminhos para combater a violência e o abuso que hoje habitam no Ensino Superior. Esses caminhos devem ser, todos eles sem exceção, ponderados", afirma-se no documento hoje aprovado.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, já tinha enviado, no início do ano letivo, uma carta a todos os responsáveis das instituições do ensino superior apelando para que não legitimem este tipo de práticas violentas.

O estudo, com o intuito de "conhecer melhor o fenómeno da praxe", foi promovido pela Direção Geral do Ensino Superior e realizado por uma equipa conjunta, envolvendo centros de investigação do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, em Lisboa, o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

O BE diz no requerimento, que o "caso Meco", quando seis estudantes morreram em 2013 numa praia quando estavam envolvidos numa praxe académica, "constituiu um marco" na maneira como a sociedade encara as práticas da praxe.

"A partir da sua ocorrência, a perceção pública das práticas da praxe, e em particular das suas práticas mais abusivas, não mais deixou de merecer o repúdio generalizado da sociedade", diz-se no requerimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório