Detidos cinco jogadores de futebol e um elemento dos Super Dragões

Investigação levada a cabo na sequência da operação Jogo Duplo.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto com Lusa
29/03/2017 12:25 ‧ 29/03/2017 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País

Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária deteve seis pessoas por suspeitas dos crimes associação criminosa e de corrupção ativa e passiva. Os detidos estão ligados ao mundo do futebol.

Cinco detidos serão futebolistas da II Liga, a maioria do Oriental, e o sexto será membro da claque Super Dragões. Estarão relacionadas com uma rede asiática de viciação de resultados, nomeadamente com ligações a empresários malaios.

Fonte policial disse à agência Lusa que, à época dos factos, três jogadores representavam o Oriental, um o Penafiel e outro o Académico de Viseu, acrescentando que as ações investigadas dizem respeito sobretudo à época 2014/15, mas também à temporada 2015/16, durante as quais estes clubes alinharam na II Liga de futebol.

A investigação decorre na sequência da operação Jogo Duplo e levou a que fossem ainda constituídos oito arguidos. A PJ contou com a colaboração da EUROPOL, da Federação Portuguesa de Futebol e de entidades estrangeiras de monitorização de jogos.

Em comunicado, a Polícia Judiciária informa que “esta investigação, que vem na sequência da operação jogo duplo, 1.ª fase, na qual foram realizadas 31 buscas e efetuadas 15 detenções, respeita à mesma investigação que decorre há cerca de um ano e que tem como objeto o fenómeno da corrupção no desporto como instrumento do ‘match fixing’ de competições oficiais de futebol, traduzido, aqui, em atuações concretas de vários agentes ligados a este desporto”.

Os detidos serão presentes ao Ministério Público para primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

Operação Jogo Duplo

Na primeira fase da operação de combate à corrupção no desporto, tornada pública a 14 de maio do ano passado, 15 pessoas, entre os quais alguns futebolistas, foram detidas por suspeita de "manipulação de resultados de jogos da II Liga de Futebol", com recurso ao aliciamento de jogadores.

Neste processo investigam-se "factos suscetíveis de integrarem crimes de corrupção passiva e ativa na atividade desportiva", envolvendo como suspeitos "dirigentes e jogadores de futebol" e outras com "ligações ao negócio das apostas desportivas", adiantava um comunicado do Ministério Público.

Dos 15 detidos, três ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva.

[Notícia atualizada às 13h54]

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas