Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Centros históricos estão a transformar-se em "Disneylândias"

A organização do Fórum Património considerou hoje que o "desmesurado crescimento do turismo 'low-cost'", a "legislação permissiva" e a "fiscalização ineficaz" têm permitido a transformação de centros históricos das cidades em "Disneylândias".

Centros históricos estão a transformar-se em "Disneylândias"
Notícias ao Minuto

21:14 - 28/03/17 por Lusa

País Fórum

"E não é uma, mas são muitas Disneylândias, uma rede delas, a florescer não só nos centros históricos de Lisboa e do Porto, mas nos das principais cidades portuguesas, como Coimbra, Faro e Aveiro. O fenómeno já chegou ao Alentejo e em Évora já se sentem os seus efeitos, desde logo no rápido aumento das rendas", refere a organização, que agrega várias associações, em comunicado, a propósito do Dia Nacional dos Centros Históricos, assinalado hoje.

As entidades sublinharam que há edifícios residenciais esvaziados "contra vontade dos inquilinos" para serem depois transacionados, reabilitados à "trouxe-mouxe" e abertos como alojamentos turísticos.

Os autarcas, no entender da organização, "desconhecem o conceito de turistas a mais" e têm sido permissivos, pelo que o fenómeno continua a crescer.

As associações consideram que o fenómeno pode ter impactos negativos para a população local, em especial nos grupos mais carenciados, pois leva "os moradores tradicionais e as camadas de menos recursos para as periferias" e "está a impedir a fixação nesses locais de estratos mais jovens da população".

Esta transformação dos centros históricos em "Disneylândias" (nome do parque de diversões da Disney) poderá ainda contribuir para a sua descaracterização, perdendo-se a herança cultural da geração seguinte, lembra a nota.

Questões como estas "deveriam merecer uma reflexão" dos responsáveis envolvidos no planeamento, construção e reabilitação de cidades, bem como dos seus cidadãos, especialmente em dias como o de hoje, sublinha a organização.

O Fórum do Património vai decorrer a 10 de abril, na Sociedade de Geografia de Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório