Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Petição 'Por um circo mais humano' ultrapassou as 12 mil assinaturas

Defensores dos direitos dos animais reclamam um país "mais justo, mais civilizado e que esteja na linha do que se está fazer noutros países".

Petição 'Por um circo mais humano' ultrapassou as 12 mil assinaturas
Notícias ao Minuto

19:51 - 28/03/17 por Notícias Ao Minuto

País Redes Sociais

É dirigida ao Presidente da República e a todos os deputados(as) da Assembleia e conta já com mais de 12 mil assinaturas (12.684, neste momento, para sermos exatos).

A petição 'Por um circo livre de animais em Portugal', uma campanha da Animal e que, segundo a associação, "entrou agora numa fase importante".

A petição, muito embora considere que o circo é "o maior espectáculo do mundo" e que deve ser uma arte apoiada, sendo esta uma demonstração cultural muitíssimo rica, defende que esta deve pertencer aos humanos. Como tal, defendem, não devem ser utilizados animais nos vários números.

"É tempo de evoluirmos e de deixarmos de usar animais como forma de entretenimento, pervertendo toda a sua natureza e, consequentemente, fazendo de nós uma sociedade menos civilizada e atrasada no tempo", lê-se na petição, que pede e deseja um país "mais justo, mais civilizado e que esteja na linha do que se está a fazer em outros países em prol da defesa e do respeito pela vida animal". 

Reconhecendo a complexidade do tema, a petição reclama a construção de uma "solução que termine com a utilização de animais por parte dos circos e que seja também proveitosa para a indústria circense", assim haja "vontade política, porque social já há", nota, mostrando como lá fora as coisas têm vindo a mudar: "São cada vez mais os países, regiões e até municípios que estão a impedir legalmente que os circos tenham animais".

Por cá, lamentam, "Portugal legislou em 2009 a este respeito, mas, infelizmente, os resultados práticos para os animais foram muito parcos". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório