Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Secretário de Estado do Ambiente vai participar no Fórum de Macau

O secretário de Estado do Ambiente português vai participar no fórum ambiental sobre desenvolvimento sustentável que vai decorrer em Macau entre quinta-feira e sábado, foi hoje anunciado.

Secretário de Estado do Ambiente vai participar no Fórum de Macau
Notícias ao Minuto

14:46 - 27/03/17 por Lusa

País Desenvolvimento

Além de Carlos Martins, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) também vai participar, "mas os detalhes ainda estão em desenvolvimento", afirmou Vong Man Hung, vice-diretora da Direção dos Serviços de Proteção Ambiental de Macau (DSPA), em conferência de imprensa.

Este ano, o tema do 10.º Fórum e Exposição Internacional de Cooperação Ambiental de Macau (MIECF, na sigla inglesa) é o "Desenvolvimento Verde Inovador para um Futuro Sustentável" e terá como orador principal Achim Steiner, antigo diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e atual vice-presidente internacional do Conselho Chinês para a Cooperação Internacional em Meio Ambiente e Desenvolvimento.

O presidente do Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM), Jackson Chang, afirmou que nas nove edições anteriores da MIECF foram organizadas mais de quatro mil bolsas de contacto, que resultaram na assinatura de 241 projetos de cooperação. Destes, 187 (77,6%) já foram "postos em andamento".

Chang não quis divulgar o valor dos investimentos feitos.

O evento vai contar com uma sessão sobre a visita, organizada pelo IPIM, dos representantes das nove províncias do Grande Delta do Rio das Pérolas e das duas Regiões Administrativas Especiais de Macau e de Hong Kong (conhecido como grupo "9+2") a Portugal e ao Brasil, este mês.

O presidente do IPIM não adiantou pormenores sobre essa visita, dizendo apenas que foi curta, "oito dias apenas, quatro no avião, três dias no Brasil, um em Portugal".

"Foi um calendário bastante apertado, não tiveram tempo suficiente para visitar, o tempo foi investido em contactos. Mas visitaram a Amazónia. Porquê? Porque percebemos que precisam de diferentes tecnologias de informação, de proteção do ambiente", explicou.

O Fórum Ambiental deste ano vai contar com mais de 50 oradores e tem uma área de exposição de cerca de 16.900 metros quadrados, com mais de 450 expositores de 17 países e regiões, incluindo países de língua portuguesa.

Tal como nos cinco anos anteriores, o orçamento é de 25 milhões de patacas (2,9 milhões de euros).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório