Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Impostos vão poder ser pagos por débito direto

Imposto Único de Circulação (IUC) e Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) poderão ser cobrados diretamente pelo banco, evitando que os contribuintes incorram em multas por atrasos no pagamento.

Impostos vão poder ser pagos por débito direto
Notícias ao Minuto

10:35 - 27/03/17 por Goreti Pera

País Finanças

Os contribuintes portugueses poderão vir a pagar os impostos por débito direto. A informação foi avançada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais ao Diário de Notícias e confirmada junto de fonte do Ministério das Finanças pelo Notícias ao Minuto.

Esta modalidade de pagamento – que faz com que o valor a pagar seja descontado diretamente da conta bancária do contribuinte – incidirá essencialmente sobre o Imposto Único de Circulação (IUC) e Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

São estes, precisamente, os impostos em que os contribuintes mais incorrem em coimas por atrasos no pagamento, como explica ao Notícias ao Minuto o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos. Paulo Ralha está, por isso, convicto de que esta medida é “bastante positiva”.

“No que diz respeito ao IMI, esta é uma medida que já tínhamos equacionado. Os contribuintes que estão no estrangeiro, por exemplo, poderão fazer o pagamento atempadamente sem incorrer em multas e sem ter um representante em Portugal que lhes trate do assunto”, reage Paulo Ralha.

A possibilidade, que deverá entrar em vigor ainda no decorrer do ano 2017, não se aplicará de forma simples aos restantes impostos, diz o representante do sindicato, uma vez que os valores são variáveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório