Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Câmara quer prolongar Linha Vermelha do aeroporto até ao Campo Grande

O vereador do Urbanismo da Câmara de Lisboa adiantou hoje que a autarquia quer o prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano do Aeroporto Humberto Delgado até ao Campo Grande, no âmbito da construção do aeroporto complementar no Montijo.

Câmara quer prolongar Linha Vermelha do aeroporto até ao Campo Grande
Notícias ao Minuto

22:17 - 24/03/17 por Lusa

País Metro Lisboa

"Aquilo que propomos é que a Linha Vermelha, que já está muito próxima do Campo Grande, seja prolongada até ao Campo Grande, o que permite aumentar substancialmente a acessibilidade ao aeroporto", disse Manuel Salgado à agência Lusa, após um debate organizado pela Ordem dos Engenheiros, em Lisboa, dedicado à solução de um aeroporto complementar no Montijo que aumente a capacidade aeroportuária na região de Lisboa.

O autarca explicou que o Campo Grande vai servir como um eixo central, acrescentando que os cidadãos ficarão "muito mais perto" do Aeroporto de Lisboa e não terão de fazer "a Linha Vermelha até à Expo, Moscavide", para depois darem a volta e chegarem ao aeroporto.

"Melhora a acessibilidade do aeroporto e melhora a utilização do Metropolitano na cidade de Lisboa", frisou Manuel Salgado.

Questionado sobre quem é que irá custear a obra, o vereador do Urbanismo afirmou que essa questão ainda não está fechada.

"Neste momento ainda está a ser discutido. Parte da ampliação da rede Metro é o próprio Metro que está neste momento a equacionar a forma de a fazer. Não sei. Isto vai valorizar muito o aeroporto. Eventualmente, admito que a própria operadora do aeroporto tenha interesse nesta construção", vincou Manuel Salgado.

O vereador do Urbanismo do município de Lisboa anunciou ainda que o terminal fluvial de Santa Apolónia é o escolhido para fazer a ligação com o Montijo, quando o aeroporto complementar for uma realidade.

"Do estudo que fizemos o local que nos parece mais indicado para o terminal fluvial é em Santa Apolónia. Tem ligação direta ao Metropolitano e tem espaço para acomodar todas as instalações necessárias, seja para depósito de bagagem, seja para, eventualmente, fazer o 'check in' e o 'check out' de passageiros, seja para todos os transportes públicos necessários. No Terreiro do Paço esse espaço não existia" explicou o autarca à Lusa.

Acerca da posição da Câmara de Lisboa quanto à localização do futuro aeroporto complementar ao Aeroporto Humberto Delgado (Lisboa), - no debate de hoje houve quem defendesse o Montijo e quem estivesse a favor do Campo de Tiro de Alcochete - o vereador defende que qualquer decisão será boa para a capital e para os cidadãos de Lisboa.

"Não nos cabe a nós fazer opções sobre Montijo ou Alcochete. Têm de ser os técnicos a abordar esse tema. Mas para nós, qualquer decisão é boa. O que sabemos é que o aeroporto [de Lisboa] está saturado e ambicionamos que, um dia, Lisboa não tenha de estar sujeita a estes fenómenos de excesso de ruído, poluição do ar e congestionamento que, o aeroporto, tal como hoje está e os acessos que tem, provoca na cidade", sublinhou Manuel Salgado.

Durante o debate, o presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal mostrou-se, mais uma vez, contra esta opção que, segundo Rui Garcia, "traduz da parte do Governo a renúncia a uma visão estratégica do futuro", não só da atividade aeroportuária, "como também do ordenamento do território e do desenvolvimento da Área Metropolitana de Lisboa.

Por seu lado, o presidente da Câmara do Montijo, Nuno Canta, reiterou que a escolha da Base Aérea n.º6 no Montijo para a instalação de um aeroporto complementar ao Aeroporto de Lisboa "afirma a coesão territorial da Área Metropolitana de Lisboa" e "garante o reforço do arco ribeirinho sul, pela criação de riqueza e de emprego".

Presente na sessão de abertura do evento, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, estimou que este ano e em 2018 sejam concretizados os estudos ambientais e a negociação com a ANA, e a construção do futuro aeroporto no Montijo possa arrancar em 2019.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório