Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 26º

Abdel Tazitem. Importante apoio do ISIS ficou preso em Portugal

O Ministério Público interrogou esta quinta-feira um homem de 63 anos de idade, suspeito de incitamento ao terrorismo.

Abdel Tazitem. Importante apoio do ISIS ficou preso em Portugal
Notícias ao Minuto

08:47 - 24/03/17 por Inês Esparteiro Araújo

País Polícia Judiciária

Chama-se Abdel Tazitem, tem 63 anos, é um cidadão marroquino e residia na zona de Aveiro. Agora, depois de ter sido detido na Alemanha no âmbito de um mandado de detenção europeu emitido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal e depois de ter sido ontem interrogado pelo Ministério Público, Tazitem ficou em prisão preventiva em Portugal.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, Tazitem é suspeito “da pratica de crimes de adesão e apoio à organização terrorista internacional, o ISIS, e recrutamento e financiamento ao terrorismo”.

Depois de ter sido apresentado no Tribunal Central de Instrução Criminal e realizado o interrogatório, “o juiz decidiu, em consonância com o Ministério Público, aplicar ao arguido a medida de coação de prisão preventiva”, informou esta quinta-feira a PGR em comunicado enviado às redações.

A detenção de Abdel está relacionada com uma investigação da Polícia Judiciária desde 2015, a qual permitiu na altura apurar indícios que ligavam dois homens, de nacionalidade estrangeira, ao terrorismo internacional. Os dois fariam parte da conhecida ‘Célula de Aveiro’.

O segundo homem trata-se então de Hicham E.-H, um jovem de 26 anos, suspeito de planear um atentado em França e detido pela PJ em novembro de 2016. O homem, também de origem marroquina, era, como Abdel, residente em Aveiro e chegou a Portugal com o estatuto de refugiado político.

De acordo com a SIC, os dois terão chegado juntos a terras lusas em outubro de 2013, ficaram a viver em Aveiro, mas apenas durante o tempo necessário para conseguirem uma autorização para residir em Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório