Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Ministério Público investiga marroquino que apoiou o ISIS

Suspeito detido na Alemanha e entregue às autoridades portuguesas em cumprimento de mandado de detenção europeu.

Ministério Público investiga marroquino que apoiou o ISIS
Notícias ao Minuto

17:03 - 23/03/17 por Goreti Pera

País PGR

O Ministério Público interroga, esta quinta-feira, um homem de nacionalidade marroquina suspeito de incitamento ao terrorismo. O cidadão de 63 anos de idade, que residiu na zona de Aveiro, foi detido na Alemanha e posteriormente entregue às autoridades portuguesas.

Numa nota a que o Notícias ao Minuto teve aceso, a Procuradoria Geral da República informa que “no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no qual se investiga a prática de crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional (Daesh - ISIS) e recrutamento e financiamento ao terrorismo, será hoje submetido a primeiro interrogatório judicial um arguido detido, de nacionalidade marroquina”.

“A sua detenção ocorreu em cumprimento de mandado de detenção europeu emitido pelo DCIAP, tendo as autoridades judiciárias alemãs determinado a entrega do detido às autoridades portuguesas durante a tarde do dia de hoje”, adianta ainda a PGR, um dia após um novo ataque terrorista motivar a morte de quatro pessoas em Londres, no Reino Unido.

Nesta investigação, o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional contra Terrorismo da Polícia Judiciária. O inquérito encontra-se em segredo de justiça.

De acordo com a Polícia Judiciária, a investigação decorre desde 2015, tendo sido colhidos indícios que  ligam dois homens, de nacionalidade estrangeira, ao terrorismo internacional.

O outro homem, que também residia na zona de Aveiro, foi detido em novembro em França por suspeitas de terrorismo, juntamente com outros seis, e tinha autorização de residência em Portugal desde 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório