Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Ambientalistas enaltecem limitação de eucaliptais na reforma florestal

A associação ambientalista ZERO considera a reforma das florestas "muito positiva", ao limitar a plantação de eucaliptos e apostar no uso do fogo controlado para prevenção de incêndios.

Ambientalistas enaltecem limitação de eucaliptais na reforma florestal
Notícias ao Minuto

19:22 - 20/03/17 por Lusa

País Zero

Num comentário a pedido da Lusa, a ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável enaltece que a proposta de diploma do Governo obriga a melhorar "a produtividade dos eucaliptais" e encara o lixo florestal "como um recurso a valorizar".

A reforma das florestas, que prevê a criação de um banco de terras e restrições à expansão de eucaliptais, esteve em discussão pública até ao fim de janeiro e será tema da reunião de Conselho de Ministros agendada para terça-feira, Dia Mundial da Floresta.

Como reparos, a ZERO aponta que o modo de produção biológico deveria ser um critério de preferência, e não uma ponderação para desempate de candidaturas no acesso ao banco de terras.

A associação ambientalista considera igualmente que municípios e entidades da Proteção Civil local deveriam disponibilizar, obrigatoriamente, redes de distribuição de água para combate a incêndios em zonas habitacionais contíguas a espaços com uma probabilidade elevada de terem fogos.

A ZERO propõe a diminuição do IVA (Imposto sobre o Valor Acrescentado) aplicado à venda de 'pellets', forma de biomassa usada em recuperadores de calor, salamandras e caldeiras para aquecimento doméstico e industrial, assim como o alargamento do cadastro dos bens do domínio público hídrico às regiões autónomas da Madeira e dos Açores ou aos concelhos e freguesias.

A Associação Sistema Terrestre Sustentável defende também a dispensa de autorização e comunicação prévia para as ações de arborização com finalidade de conservação, com recurso a espécies florestais autóctones, desde que essas ações sejam "devidamente articuladas" com os serviços do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório