Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Novos centros de saúde em Gaia e Braga prontos em 2018

Os concursos para os centros de saúde da Madalena, Gaia, e de Sequeira/Cabreiros, Braga, avançam este mês e deverão estar prontas no início do segundo semestre de 2018, indicou hoje a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

Novos centros de saúde em Gaia e Braga prontos em 2018
Notícias ao Minuto

18:18 - 17/03/17 por Lusa

País ARS

Em declarações à agência Lusa o presidente da ARS-N, Pimenta Marinho, destacou que estes são centros "reivindicados há muito tempo", apontando aliás que os projetos de execução datam de 2010.

O responsável destacou "a criação de melhores condições quer para utentes, quer para profissionais de saúde" como objetivo, bem como a colaboração das câmaras locais, lembrando que no caso de Braga foi cedido o imóvel e no que se refere a Gaia foi cedido o terreno.

Sobre o centro de saúde da Madalena, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, o responsável referiu que em causa está um investimento superior a 1,7 milhões de euros e dar resposta a cerca de 5.000 utentes.

Já no que diz respeito ao de Sequeira/Cabreiros, em Braga, o total da obra custa mais de 880 mil euros e são abrangidos 17.000 utentes.

"São obras indispensáveis e trata-se de zonas tradicionalmente de aumento de população. O melhoramento das condições é essencial, bem como a eliminação de barreiras arquitetónicas. Estes projetos enquadram-se na reforma dos Cuidados de Saúde Primários", indicou Pimenta Marinho.

As portarias para abertura de concurso público foram publicadas hoje em Diário da República.

Também o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, manifestou satisfação com avanço de concurso do centro de saúde da Madalena.

"Cumpre-se aquela que era a menina dos meus olhos que é a área da saúde, com a reabilitação do hospital de Gaia e a construção, neste mandato, de dois novos centros de saúde: Madalena e Vilar de Andorinho", disse o autarca.

A Lusa tentou ouvir a Câmara Municipal de Braga, mas tal não foi possível até ao momento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório