Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Major detido na Operação Zeus vai ser interrogado na quarta-feira

O major Rogério Martinho, arguido na Operação Zeus, que envolve corrupção no fornecimento de bens alimentares à Força Aérea vai ser interrogado na quarta-feira no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, adiantou hoje fonte ligada ao processo.

Major detido na Operação Zeus vai ser interrogado na quarta-feira
Notícias ao Minuto

20:41 - 14/03/17 por Lusa

País TIC

A mesma fonte disse à agência Lusa que o arguido, que se encontra em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Tomar desde 03 de novembro, vai ser ouvido no TIC pelas 13:30, no Campus da Justiça.

Seis militares da Força Aérea Portuguesa foram detidos em novembro de 2016 pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de corrupção passiva, falsificação de documentos e associação criminosa, tendo ficado, na ocasião, todos em prisão preventiva por o juiz considerar que se verificava o perigo de perturbação do inquérito e de continuação da atividade criminosa.

Entretanto, o capitão Luís Oliveira, também arguido no processo, passou de prisão preventiva para prisão domiciliária, enquanto os restantes cinco militares permanecem em prisão preventiva.

Em causa está um esquema de corrupção continuado no fornecimento de bens alimentares à Força Aérea que, segundo a PJ, consistia na faturação de géneros alimentícios fornecidos à Força Aérea por um valor muito superior ao dos bens efetivamente entregues, sendo a diferença posteriormente distribuída, entre as empresas fornecedoras e os militares envolvidos.

O esquema fraudulento, ainda de acordo com a PJ, terá lesado o Estado em cerca de 10 milhões de euros.

A investigação envolveu 180 buscas em simultâneo em 12 bases militares, em 15 empresas e em diversos domicílios, tendo sido apreendidas elevadas quantias em dinheiro, que os investigadores presumem ser o produto da prática dos crimes.

A 'Operação Zeus' foi desencadeada após ano e meio de uma complexa investigação e nela participaram cerca de 330 investigadores e peritos da PJ, acompanhados por cerca de 40 elementos da Polícia Judiciária Militar, bem como de 27 magistrados do MP.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório