Ricardo Salgado esteve esta quarta-feira no Tribunal de Santarém, onde está a ser avaliado o recurso apresentado à decisão do Banco de Portugal, que condenou 12 arguidos no processo relativo à colocação de papel comercial da Espirito Santo International (ESI) aos balcões do BES.
“Vamos aguardar. A verdade virá ao de cima e então veremos, certamente, quem são os verdadeiros responsáveis por aquilo que aconteceu ao Banco Espírito Santo”, disse Ricardo Salgado à TVI, à saída do tribunal.
“Estamos verdadeiramente na casa da justiça, não é a situação anterior do julgamento distorcido que foi feito pelo Banco de Portugal, escondendo inclusivamente elementos fundamentais para apurar a verdade”, atirou o antigo banqueiro.
Os elementos fundamentais em casa são, aponta Salgado, “o estudo encomendado pelo Banco de Portugal à The Boston Consulting Group e o depoimento da senhora que assinou a resolução do BES, que nós gostaríamos de ouvir e o Banco de Portugal não deixou”. “Tenho a expectativa de poder ter acesso a essas informações que considero essenciais para o apuramento da verdade”, sublinhou ainda.