Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Novo estatuto da GNR não altera requisitos de promoção a oficial-general

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, afirmou hoje que, com o novo estatuto da GNR aprovado na quinta-feira, os requisitos de promoção a oficial-general não sofrem qualquer alteração.

Novo estatuto da GNR não altera requisitos de promoção a oficial-general
Notícias ao Minuto

13:58 - 25/02/17 por Lusa

País Ministra

"No estatuto que foi aprovado, mantêm-se os mesmos requisitos que estão hoje estatutariamente definidos no atual estatuto da GNR", referiu a ministra, na Póvoa de Lanhoso, à margem da inauguração das obras de remodelação do quartel da GNR local.

O Governo aprovou na quinta-feira o estatuto dos militares da GNR, mantendo-se a possibilidade de os oficiais da Guarda progredirem até ao topo da hierarquia, desde que preencham os requisitos.

Nesse mesmo dia, Constança Urbano de Sousa disse que a proposta aprovada "não parte de nenhuma base discriminatória".

"Todos os coronéis que venham a ser promovidos no futuro e que preencham as condições especiais de promoção podem ascender", afirmou.

Na conferência de imprensa, realizada após o Conselho de Ministros, Constança Urbano de Sousa adiantou que "nada impede" que um oficial da GNR progrida até ao topo da hierarquia, situação que já acontecia com o atual estatuto profissional dos militares da Guarda Nacional Republicana, de 2009.

Segundo a ministra, os coronéis para ascenderem ao topo têm que preencher "condições específicas", que passam por estar no posto há mais de quatro anos, ter exercido dois anos de comando e ser nomeado para um curso de promoção a general e obter aprovação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório