Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Portugueses adoram conduzir e consideram o automóvel fundamental

O estudo em causa realça que em Portugal se valoriza o 'papel' do carro.

Portugueses adoram conduzir e consideram o automóvel fundamental
Notícias ao Minuto

17:01 - 23/02/17 por Inês André de Figueiredo

País Estudo

Os portugueses são os europeus que mais adoram conduzir, a par com os polacos. É esta a conclusão de um estudo do Observador Cetelem que analisou o setor automóvel a nível internacional.

Através da pesquisa é possível perceber que 72% dos portugueses associam a viatura a um “objeto de prazer”, 68% a uma “marca de modernidade”, 64% a um “objeto de luxo/sonho” e 61% um “símbolo de sucesso social”. “Apenas 15% revelam que, na sua opinião, a viatura se vai tornar um objeto obsoleto e do passado”, pode ler-se no comunicado.

O automóvel é encarado por 97% dos portugueses como algo que ajuda a poupar tempo, assim como 91% crêem que ajuda em termos de liberdade, independência e autonomia.

Contudo, 92% dos cidadãos entrevistados acham que o valor da viatura é elevado e 82% associam-na à poluição, duas questões vistas como “aspetos menos positivos” de possuir um carro próprio.

"Para quem não vive na cidade, onde os serviços de transportes públicos têm uma maior oferta e diversidade, o automóvel apresenta-se como a opção mais eficaz, permitindo uma deslocação rápida e vantajosa. Ainda assim, mesmo para os portugueses que vivem em zonas metropolitanas, o automóvel é valorizado e considerado indispensável, ainda que por vezes resulte em inconvenientes como o trânsito ou a dificuldade em estacionar", explica Pedro Ferreira, diretor da área automóvel do Cetelem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório