Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Câmara de Braga vai enviar extinção de PPP para o Tribunal de Contas

A Câmara de Braga vai enviar a extinção da Sociedade Gestora de Equipamentos de Braga (SGEB) para o Tribunal de Contas, que se optar pelo "chumbo" da decisão permitirá aos parceiros privados revogarem a dissolução daquela Parceria Público-Privada (PPP).

Câmara de Braga vai enviar extinção de PPP para o Tribunal de Contas
Notícias ao Minuto

20:58 - 20/02/17 por Lusa

País Presidentes

A revelação foi feita hoje pelo presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio (PSD/CDS-PP/PPM), que durante a reunião do executivo explicou que a SGEB, apesar de extinta, continua em "plenas funções" até ser feita a internalização pelos serviços da autarquia, o que depende do visto do Tribunal de Contas.

Do lado da oposição, o vereador da CDU Carlos Almeida criticou o autarca por não ter esclarecido mais cedo a necessidade do visto do Tribunal de Contas uma vez que pode "pôr em causa" a decisão do município de extinguir a SGEB, criada em 2009 para a construção, financiamento e conservação de equipamentos desportivos, ficando a autarquia bracarense obrigada ao pagamento de rendas anuais aos parceiros privados que rondam os 6 ME, durante 25 anos.

"Ela [a SGEB] extinta está. É uma espécie de extinção sujeita à tramitação subsequente. Do ponto de vista formal, já foi registada a sua extinção, mas mantém-se em plenas funções e responsabilidades enquanto não se der a internalização", apontou o autarca.

O processo de extinção daquela PPP vai permitir à autarquia "poupar" cerca de 90 ME mesmo com o empréstimo de 50 milhões, em "fase de finalização do acordo com instituições bancárias", segundo Ricardo Rio, que a autarquia tem que realizar para cobrir os custos da internalização de ativos e passivos da SGEB no universo municipal.

No entanto, a dependência do visto do Tribunal de Contas para finalizar o processo de internalização pelo município devia ter sido comunicado mais cedo.

"A confirmar-se a obrigatoriedade legal de obtenção de visto para concluir o processo, abre-se uma possibilidade que não estava considerada quando foi apresentada a solução de dissolução da SGEB e internalização dos serviços", afirmo Carlos Almeida.

O vereador da CDU salientou ainda a resposta de Ricardo Rio quando questionado sobre os efeitos de um "chumbo" do Tribunal de Contas: "A resposta foi objetiva ao dizer que os acionistas podem revogar a decisão e a SGEB manter-se-á na sua plenitude, tal como tem funcionado ao longo dos últimos anos", disse.

"Seria bom que quando nos apresentam soluções nos apresentassem com todas as situações", finalizou o comunista.

Para o líder da vereação socialista, Hugo Pires, a intervenção do Tribunal de Contas não é uma surpresa.

"Todos estes negócios públicos têm que ser validados pelo Tribunal de Contas, não é um procedimento que nos estranhe, é a vida, é a lei, são procedimentos normais em atos de gestão da vida pública", ressalvou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório