Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Cidadãos por Lisboa pedem "maior transparência" sobre novo aeroporto

Os deputados municipais do movimento Cidadãos por Lisboa vão apresentar na terça-feira uma moção em que pedem ao Governo que "mantenha a maior transparência sobre todas as decisões" relacionadas com a criação de um aeroporto no Montijo.

Cidadãos por Lisboa pedem "maior transparência" sobre novo aeroporto
Notícias ao Minuto

17:04 - 20/02/17 por Lusa

País Montijo

Na moção, os deputados solicitam também que o Governo "envolva os municípios abrangidos na adequação dos instrumentos de ordenamento do território e infraestruturas de acesso que venham a revelar-se indispensáveis".

Ao mesmo tempo, o documento assinado pela deputada e presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Helena Roseta, visa que o Executivo informe o município "sobre as decisões já tomadas, os estudos existentes ou previstos e o cronograma das operações futuras".

O Governo e a ANA - Aeroporto de Portugal assinaram na passada quarta-feira um memorando de entendimento para aprofundarem o estudo da base aérea do Montijo como opção de aeroporto complementar para Lisboa.

Nessa ocasião, o primeiro-ministro, António Costa, defendeu que a utilização do Montijo como aeroporto complementar de Lisboa é a solução de "maior viabilidade", sendo agora necessário "maximizar oportunidades" e os "ganhos" para o desenvolvimento regional.

Também presente, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, considerou que a criação de um aeroporto complementar no Montijo "é uma solução sólida no que respeita à operação paralela dos dois aeroportos, aspeto que torna inviável a utilização de outras infraestruturas existentes na região como pistas complementares ao Aeroporto Humberto Delgado".

Citando estudos técnicos realizados, o governante afirmou que a "coexistência do Aeroporto Humberto Delgado com um aeroporto complementar no Montijo assegura a duplicação da capacidade atual de transporte aéreo da região de Lisboa, que passará a poder movimentar 72 aviões por hora, podendo transportar 50 milhões de passageiros por ano".

Durante o próximo ano serão desenvolvidos os "projetos de detalhe, para que, caso o Governo aprove a proposta final do concessionário, a construção do aeroporto no Montijo possa iniciar-se em 2019 e terminar em 2021", precisou.

"Paralelamente, serão promovidas as ações e investimentos que garantem a expansão progressiva do aeroporto Humberto Delgado", informou Pedro Marques, referindo que o memorando define também "acessibilidades e a promoção da mobilidade, tanto do lado do Montijo como em Lisboa".

Na reunião de terça-feira, a Assembleia Municipal aprecia também uma moção do BE para instar o Ministério do Ambiente e a Agência Portuguesa do Ambiente a que "tomem todas as medidas adequadas para garantir a qualidade ambiental das águas do Rio Tejo" e que "adotem, urgentemente, todas as medidas cautelares necessárias prevenir futuras descargas" poluentes.

Será, ainda, discutida uma recomendação do PCP contra a demolição de um prédio dos anos 70 no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, no Chiado, onde vai nascer um hotel de cinco estrelas com estética pombalina.

Existe uma petição 'online' sobre o assunto que, pelas 16:20, contava com 1.241 assinaturas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório