Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Delegação da RTP em Viana do Castelo não vai encerrar, diz autarca

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou hoje que a delegação da RTP instalada na cidade desde 1993 não vai encerrar, garantia que disse lhe ter sido transmitida pela administração da estação pública de televisão.

Delegação da RTP em Viana do Castelo não vai encerrar, diz autarca
Notícias ao Minuto

06:58 - 18/02/17 por Lusa

País Notícias

O socialista José Maria Costa, que discursava durante a abertura dos trabalhos da sessão ordinária da Assembleia Municipal em resposta à intervenção do deputado eleito pelo CDS, José Carlos Freitas, afirmou "ter recebido hoje a garantia da administração da RTP" que a delegação que serve o Alto Minho e apoia ainda a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e Ave "não vai encerrar".

No final da reunião, questionado pela agência Lusa, o autarca adiantou que "na próxima semana haverá uma reunião" mas sublinhou que "o importante foi o interesse manifestado por parte da RTP em estabelecer cooperação com escolas de ensino superior, nomeadamente com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)".

"Vamos agora debater esses assuntos, em conjunto com o IPVC, mas a garantia que me foi dada é que irá manter-se a linha editorial da RTP, que irá ser mantida a jornalista que está adstrita à delegação e que a delegação de Viana do Castelo não irá encerrar. São boas notícias", sustentou.

José Maria Costa manifestou-se confiante no "melhor acolhimento", por parte do IPVC, a uma cooperação com a estação pública de televisão, "visto que a RTP se predispõe a fazer também formação na área do audiovisual e do jornalismo".

O presidente da Câmara da capital do Alto Minho explicou que aquelas garantias lhe foram transmitidas na sexta-feira, "via telefone pelo presidente do conselho de administração da RTP, que manifestou todo o interesse em dar mais voz às regiões e em ter informação de proximidade".

"Esta garantia sossegou-me face às notícias que surgiram nos últimos dias sobre um eventual encerramento daquela delegação. Não só vai continuar, como vai reforçar o serviço público de proximidade", frisou, acrescentando que a delegação instalada na cidade "cobre 33% da população da região norte e faz serviço de apoio eurorregião Norte de Portugal/Galiza".

Na terça-feira, em resposta escrita ao pedido de esclarecimento enviado pela agência Lusa na sequência da oposição manifestada pelo autarca de Viana do Castelo, que é também líder da CIM do Alto Minho, ao encerramento daquela delegação, fonte oficial da estação pública de televisão afirmou que a RTP "está a proceder a uma reorganização das delegações nacionais, mantendo as valências globais, modernizando e capacitando as mais relevantes e desenvolvendo acordos de parceria com Universidades e Institutos Politécnicos para a melhor integração das delegações nas regiões".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório