Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

IPMA eleva para aviso laranja sete distritos do norte devido às ondas

Os avisos meteorológicos para o litoral dos sete distritos a norte de Lisboa, incluído, foram elevados para laranja, devido à previsão do agravamento do estado do mar, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

IPMA eleva para aviso laranja sete distritos do norte devido às ondas
Notícias ao Minuto

09:54 - 10/02/17 por Lusa

País Agitação marítima

De acordo com a informação disponibilizada na página do IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão sob aviso laranja desde as 08:00 de hoje e até 23:59, passando depois a aviso amarelo.

O IPMA justifica a decisão com a previsão de ondas de oeste/noroeste com cinco a seis metros, podendo atingir os nove a dez metros de altura máxima.

A Região Autónoma da Madeira também está hoje em aviso amarelo, num caso por causa da agitação marítima, vento e chuva (Porto Santo) e noutro por causa do vento e da precipitação (ilha da Madeira).

Para sábado, a agitação marítima esperada levou o IPMA a elevar para aviso laranja em Porto Santo e na região da costa norte da ilha da Madeiro, devido à previsão de ondas com altura significativa que podem chegar a atingir os 10 a 12 metros de altura máxima.

A agitação marítima obrigou também a fechar hoje sete barras a toda a navegação em Portugal continental, enquanto três estão condicionadas a embarcações inferiores a 30 metros (Viana do Castelo) ou inferiores a 35 metros (Aveiro e Figueira da Foz), segundo a Marinha.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura máxima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório