Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Mudar o Acordo Ortográfico em Portugal? "A era do Império já passou"

“Aquilo que foi decidido por acordo entre todos os ‘donos’ da da Língua comum, só por novo acordo entre todos deve ser modificado”, defende Vital Moreira.

Mudar o Acordo Ortográfico em Portugal? "A era do Império já passou"
Notícias ao Minuto

12:40 - 08/02/17 por Carolina Rico

País Vital Moreira

Vital Moreira aplaude a decisão do Governo de afastar a possibilidade de revisão do acordo ortográfico de 1990, proposta pela Academia de Ciências de Lisboa, anunciada esta terça-feira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros referiu que falta aplicar o acordo pelos países onde a ratificação ainda está em curso - Angola e Moçambique – pelo que Portugal deve aguardar.

Opinião partilhada pelo socialista. A “era do Império já passou há muito! Os assuntos da Língua já não se decretam autoritariamente em Lisboa”, defendeu numa publicação no blogue Causa Nossa.

“Só uma enorme irresponsabilidade política é que permitiria contestar uma leviana iniciativa unilateral de revisão do AO […] Aquilo que foi decidido por acordo entre todos os ‘donos’ da da Língua comum, só por novo acordo entre todos deve ser modificado”.

Vital Moreira destaca negativamente a Academia de Ciências de Lisboa, vendo como especialmente “censurável” a conduta do presidente.

Isto porque a ACL deveria apresentar esta iniciativa em sede própria da CPLP, o Instituto Internacional Língua Portuguesa, cometendo assim uma “violação deliberada do acordo com os demais países de Língua Portuguesa”, defendeu o jurista.

Além disso, a ACL “pode sugerir todas as tonterias ortográficas que lhe aprouver”, mas “tem a obrigação de utilizar e respeitar a ortografia oficial e de elaborar o correspondente dicionário, independentemente da sua concordância com ele”, considera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório