Meteorologia

  • 24 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Ânimas entrega 11.º cão de assistência desde que foi criada em 2002

A associação Ânimas de animais de ajuda social entrega para a semana no Porto o 11.º cão de assistência desde que se constituiu, em 2002, permitindo a reforma àquele que há 12 anos é companhia de uma doente neuromuscular.

Ânimas entrega 11.º cão de assistência desde que foi criada em 2002
Notícias ao Minuto

13:59 - 07/02/17 por Lusa

País Associação

Abílio Leite, secretário-geral da Ânimas - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social disse à Lusa que a entrega do Lucas -- assim se chama o cão Labrador preto, de dois anos - destina-se a "colmatar a chegada à reforma da Simba, de 14 anos, da mesma raça, mas de cor amarela".

"O tempo médio de vida de um cão da raça Labrador varia entre os 14 e os 16 anos", explicou o responsável, justificando a necessidade de reformar a cadela que nos últimos 12 anos ajudou a advogada Ana Isabel Gonçalves, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doenças Neuromusculares na sua rotina diária.

Segundo o responsável, "o apoio que estes cães de assistência prestam vai desde o acender ou desligar a luz, ao chamar do elevador, à ajuda na abertura de uma porta, ao apanhar de um objeto caído no chão ou a vestir ou despir algumas peças de roupa".

O Lucas foi, nos primeiros dois anos de vida, preparado em Vila Nova de Gaia pelo instrutor Hugo Roby e a partir do dia 14 será entregue à sua nova dona, que se desloca em cadeira de rodas.

Desde 2002, a Ânimas já entregou 10 cães de assistência - um para surdos e nove para assistência social - "estando mais dois a serem treinados para, a médio prazo, serem entregues em Leiria e Águeda", disse Abílio Leite.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório