Ânimas entrega 11.º cão de assistência desde que foi criada em 2002
A associação Ânimas de animais de ajuda social entrega para a semana no Porto o 11.º cão de assistência desde que se constituiu, em 2002, permitindo a reforma àquele que há 12 anos é companhia de uma doente neuromuscular.
© Facebook Ânimas
País Associação
Abílio Leite, secretário-geral da Ânimas - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social disse à Lusa que a entrega do Lucas -- assim se chama o cão Labrador preto, de dois anos - destina-se a "colmatar a chegada à reforma da Simba, de 14 anos, da mesma raça, mas de cor amarela".
"O tempo médio de vida de um cão da raça Labrador varia entre os 14 e os 16 anos", explicou o responsável, justificando a necessidade de reformar a cadela que nos últimos 12 anos ajudou a advogada Ana Isabel Gonçalves, vice-presidente da Associação Portuguesa de Doenças Neuromusculares na sua rotina diária.
Segundo o responsável, "o apoio que estes cães de assistência prestam vai desde o acender ou desligar a luz, ao chamar do elevador, à ajuda na abertura de uma porta, ao apanhar de um objeto caído no chão ou a vestir ou despir algumas peças de roupa".
O Lucas foi, nos primeiros dois anos de vida, preparado em Vila Nova de Gaia pelo instrutor Hugo Roby e a partir do dia 14 será entregue à sua nova dona, que se desloca em cadeira de rodas.
Desde 2002, a Ânimas já entregou 10 cães de assistência - um para surdos e nove para assistência social - "estando mais dois a serem treinados para, a médio prazo, serem entregues em Leiria e Águeda", disse Abílio Leite.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com